5 INDÍCIOS DE QUE SUA EMPRESA PRECISA DE UMA CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Identificar os problemas mais superficiais de uma empresa é tarefa simples. Um pouco mais complicado é entender quando a ajuda precisa ser mais profunda e integrar o trabalho de uma consultoria em Engenharia de Produção, que vai auxiliar a resolvê-los.

Ainda há gestores que apresentam resistência em chamar aconselhamento externo, por questões culturais ou por receio de que consultores não compreendam, a fundo, a organização. Porém, uma consultoria assertiva pode otimizar processos e melhorar resultados.

 

Confira os cinco indícios mais comuns que mostram que a empresa pode impulsionar seu desempenho com a ajuda de uma consultoria:

 

1 – Desequilíbrio entre produção e estoque

Um problema comum, pela ótica do planejamento e controle da produção, é o estoque da empresa estar superdimensionado ou subdimensionado, considerando a produção do período. Ou seja, há um desbalanceamento entre a produção e o estoque. Uma vez que não há esse equilíbrio, duas perdas produtivas podem ser observadas: por superprodução ou por estoques elevados. Em geral, as empresas têm dificuldades em fazer um planejamento de produção condizente com a sua demanda.

 

2 – Perda de qualidade ao longo do processo de fabricação

Do lado do controle de qualidade, o principal problema são as perdas de qualidade ao longo do processo de fabricação. Embora não seja tão frequente, alguns produtos podem ter falhas, quebras ou sofrer avarias quando são fabricados. Por conta da falta de processos claros de controle, o índice de produtos fora de um padrão tende a aumentar e gerar gastos desnecessários à empresa.

 

3 – Retrabalhos, processos ineficientes e falta de indicadores de controle claros

Em relação aos processos da empresa, os problemas mais comuns são relacionados aos retrabalhos, processos ineficientes e falta de indicadores de controle claros. Imagine a seguinte situação em um setor público: muitos processos acontecem para um documento ser liberado em um órgão. Quantos poderiam ser feitos anteriormente? Quantos dependem de mais uma pessoa? Qual o valor agregado em cada processo? São questionamentos como esses que precisam ser feitos e, a partir disso, pode-se otimizar etapas, fazendo com que o trabalho flua de maneira mais efetiva.

 

4 – Processo logístico pouco otimizado

Tudo o que uma empresa busca, em relação à logística, é reduzir gastos. Porém, isso não se faz apenas com corte de custos fixos, mas com planejamento mais eficiente. Os problemas mais comuns, nesse sentido, são os que envolvem melhores rotas, planejamento e tempo de carregamento.

 

5 – Dúvidas sobre o lucro da empresa

Em relação à análise de custos, um problema comum é não identificar se uma empresa está obtendo lucro ou não. O mais comum é que a raiz dessa falha esteja relacionada a equívocos no custeio de produtos e na formação do preço de venda. Uma boa consultoria em Engenharia de Produção consegue detectar onde a empresa está errando e encontrar soluções para fazer o caixa fluir.

 

Se você identificou na sua empresa um ou mais destes problemas listados, talvez seja o momento de contar com um olhar de fora do contexto diário do negócio. Os profissionais de Engenharia de Produção têm a expertise necessária para mapear com profundidade essas questões e sugerir as soluções mais acertadas conforme as necessidades da empresa. 

O trabalho e a experiência da EPR Consultoria vêm bem ao encontro dessas demandas. Conheça mais sobre nossos cases e entre em contato para receber uma proposta personalizada: (51) 3308 4421 | epr@eprconsultoria.com.br.