Case Análise Ergonômica

Desafio

A empresa que procurou a equipe da EPR consultoria é referência no seu ramo na América latina e contém um quadro de, aproximadamente, cem colaboradores. Possui, também, vários setores com maquinário de grande porte e unidades com material tóxico. Todos estes setores trabalham diariamente em conjunto para entregar os produtos no prazo. Neste quadro, problemas de desconforto físico e psicológicos ficam mais evidentes e acarretam na diminuição da produtividade dos funcionários. Somado a isto, a diretoria da empresa gostaria de definir ações que influenciassem diretamente no bem estar dos trabalhadores em seu planejamento estratégico.

Solução

Para a equipe da EPR Consultoria identificar os focos de melhorias, foram realizadas diversas visitas à empresa. Primeiramente, as visitas tinham como objetivo entender os processos da empresa. Em seguida, foram realizadas entrevistas em todos os setores para compreender as dificuldades encontradas pelos colaboradores. Depois de levantados os pontos, foram elaborados questionários para a análise quantitativa. Estes questionários eram compostos por uma seção de avaliação global e outra específica de cada setor. As perguntas analisavam desconforto físico e psicológico, relacionamento e infraestrutura.

Resultados

Através dos dados dos questionários, a EPR Consultoria pode avaliar quais fatores interferiam com maior intensidade o desempenho do colaborador. Foram entregues ao cliente um gráfico geral da empresa e um gráfico específico para cada setor. Além de proporcionar a visualização dos itens críticos, foram sugeridas ações para solucioná-los e aumentar a eficiência e produtividade dos processos.

ergonomia3