Case Estudo de Layout

Desafio

Um importante passo para a implantação de qualquer princípio da produção enxuta é a lógica disposição dos equipamentos de produção. Com esse objetivo, a empresa do ramo de pesquisa e tecnologia de materiais para construção civil procurou a EPR Consultoria. O desafio era otimizar o uso dos espaços mantendo a linearidade dos processos e a rígida qualidade requerida pelas normas da construção civil.

Solução

Em um primeiro momento realizou-se um diagnóstico da situação onde foram percebidos fluxos de processos cruzados, perdas por longas esperas e deslocamentos desnecessários. Após isso, foram levantados os principais produtos da empresa que seriam priorizados na proposição de um layout. A equipe então iniciou a etapa de mapeamento e cronoanálise dos processos priorizados, utilizando gráficos de fluxos de processos e plantas em 2D e 3D do local. A partir dos dados obtidos, foram quantificadas as perdas por espera e deslocamento e, por fim, definida a capacidade da atual configuração dos equipamentos. A partir dessas análises, foram elaboradas várias alternativas de layout possibilitando ao cliente escolher o que melhor adaptava-se aos seus objetivos.

Resultados

As análises do projeto possibilitaram a proposição de mudanças muito significativas na planta da empresa e consequentemente trouxeram inúmeros ganhos para os processos. Foi possível com a simples mudança na disposição de equipamentos reduzir em até 60% os deslocamentos durante os processos e aumentar a capacidade produtiva em 16%. Já com a proposição de um layout ideal, o aumento da capacidade chegou a 200%. Finalmente, foram entregues planos de ação e todas as análises realizadas pela equipe, possibilitando ao cliente implementar as mudanças mais facilmente.

layout