Case Gestão da Qualidade

Desafio

A empresa em questão, uma gráfica digital que presta seus serviços para grandes empresas nacionais e multinacionais, buscou a EPR Consultoria para que seus processos fossem padronizados e apresentassem melhor desempenho. Também foi objetivo do projeto a redução do número de produtos retrabalhados. Portanto, visando aprimorar a performance da produção, foi realizado um projeto envolvendo Gestão por Processos e Gestão da Qualidade. Este projeto indicou diversos pontos importantes para o cliente, o qual reconhece a exigência do mercado quanto a produtos de qualidade e entregas rápidas. Dessa forma, o cliente procurou novamente a EPR Consultoria para que fossem implementadas as melhorias propostas pela equipe.

Solução

Por meio da aplicação de ferramentas como mapeamentos de processos e de sugestões de melhorias no setor de produção da empresa, foi possível padronizar os procedimentos e os postos de trabalho, assim como agilizar a produção. Além disso, foi estabelecido um plano para o sistema da Qualidade, cujo foco era evitar o retrabalho de produtos finalizados.

Tendo em vista que o setor de Qualidade estava no final da linha de produção, era necessário conferir cada item depois de já finalizado. Nessas condições, o planejamento para o Sistema de Qualidade foi composto por três diferentes estágios:

  • Estágio Inicial: A qualidade deve ser conferida por todos os colaboradores durante o processo de montagem. Para isso, a equipe da EPR Consultoria realizou um treinamento para que todos os colaboradores possuíssem o conhecimento adequado. Mesmo com esta medida, ainda eram conferidos todos os materiais no final da linha de produção.
  • Estágio Intermediário: De acordo com a evolução dos colaboradores nos critérios de qualidade, um número menor de amostras era conferido no final da linha de produção. A definição do tamanho da amostragem foi baseado em análises estatísticas que envolvem estudos da Engenharia de Produção.
  • Estágio Final: Não seria mais necessário o setor de Qualidade no final da linha de produção, uma vez que a fiscalização durante a linha supre e garante a qualidade dos produtos.

Além desse programa de aprimoramento do Sistema de Qualidade, também foram delimitados os espaços da linha de produção baseados na metodologia 5S, organizando os produtos conforme os postos de trabalho que seguiriam para que fossem processados.

Resultados

O projeto teve resultados expressivos para o cliente, apresentando uma redução de 42% no número de retrabalhos causados por erros na linha de produção. Tais resultados deveram-se, principalmente, à fiscalização prévia de possíveis danos realizada pelos próprios colaboradores durante o período de atravessamento. Além disso, a organização da produção auxiliou para a compreensão do fluxo de materiais. Essa foi realizada por meio de demarcações para as atividades e identificações nas bancadas de trabalho, as quais contribuíram para que fossem reconhecidos onde é realizado cada procedimento.

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