Case Logística

Desafio

Gerenciar o fluxo e a armazenagem de recursos possibilita que as empresas se tornem ainda mais competitivas. A partir desse objetivo, uma empresa fidelizada do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) contatou a EPR Consultoria a fim de propor práticas que aprimorassem o fluxo interno de matéria-prima na matriz. Para isso, a equipe da EPR Consultoria estudou os fatores responsáveis pelo acúmulo destes recursos, com o intuito de reduzir o volume deste.

Solução

A fim de possuir um maior controle do fluxo interno de Matéria Prima, foi desenvolvido um indicador pela equipe da EPR Consultoria, o qual mensurava a assertividade desse envio.  Para alimentar esse indicador, foi estruturada uma ferramenta onde constava a quantidade de material solicitada pela Linha de Produção e a quantidade enviada pelos colaboradores do armazém. Deste modo, foi possível mensurar e controlar a discrepância entre as duas quantidades que correspondiam às sobras.

O enfoque do trabalho realizado após adquirir o controle se deu através da elaboração de um método de picking para o armazém de matéria-prima, implementando o modelo discreto. Para isso, houve uma reorganização do armazém para adequar a área onde o picking seria efetuado, priorizando o fluxo ideal para a área de entrega de matéria-prima para a linha de produção e também a instrução dos colaboradores quanto ao novo método de trabalho. Desta maneira, conseguiu-se manter agilidade no envio de material junto com maior precisão do material separado para o setor produtivo.

Resultados

Através das melhorias propostas, foi possível reverter o cenário inicial no qual a empresa estava inserida. O indicador que media a assertividade de envio de Matéria Prima ultrapassou 85%, durante os dois meses em que as melhorias foram implementadas. Além disso, foi aplicada uma pesquisa para avaliar qualitativamente o efeito do Projeto. Nela, os funcionários alegaram uma diminuição significativa de sobras, menos tempo dedicado à contagem e devolução de recursos, assim como diminuição do tempo de entrega desses recursos de um setor para o outro.

A partir da otimização do fluxo de matérias primas do estoque para a linha de produção, foram observadas melhoras significativas tanto em questões de eficiência quanto em questões humanas. O resultado desse Projeto impactou diretamente em um menor desperdício de matéria prima e em um maior desenvolvimento dos colaboradores da empresa, os quais obtiveram receptividade para soluções inovadoras, objetivando a melhoria contínua.

logistica