ANÁLISE DA CAPACIDADE DO FLUXO DE OPERAÇÃO

CAPACIDADE - O projeto teve como objetivo realizar o estudo de capacidade do setor operacional de uma grande rede varejista de moda, a fim de identificar gargalos e possibilidades de melhorias.

DESAFIO

Uma grande rede varejista de moda, com atuação nacional, procurou a EPR Consultoria para entender qual era a capacidade produtiva no setor operacional da empresa, tornando possível identificar gargalos e melhorias no setor. Um estudo detalhado de processos foi construído a partir de pesquisas qualitativas e quantitativas com o apoio dos colaboradores.

Através da cronometragem e da análise dos tempos coletados, foi possível elaborar diferentes cenários, que englobam múltiplas variáveis acerca dos processos estudados. Esses cenários possibilitaram um melhor entendimento dos processos da empresa e identificaram os aspectos que poderiam ser aprimorados e otimizados.

Foram desenvolvidas três ferramentas que simulavam os processos com todas as suas possíveis variáveis e calculava a capacidade produtiva, além de informar o tempo desprendido em cada etapa, os recursos necessários e a melhor combinação junto aos recursos disponíveis.

SOLUÇÃO

Após realizado o levantamento de dados nas unidades da rede, a EPR construiu uma ferramenta customizada, com a finalidade de dimensionar capacidades, e que podia ser utilizada amplamente em todas as unidades da rede.

 

RESULTADOS

A EPR conseguiu entregar uma ferramenta com precisão de 87%, independente da loja que iria utilizar a mesma, garantindo que fosse possível a utilização dessa ferramenta em todas as lojas da rede.

Hoje, 1/3 de toda a rede de lojas utiliza a solução desenvolvida pela EPR: são 73 lojas espalhadas pelo Brasil que utilizam a ferramenta para mensurar melhor seus recursos, diminuindo custos, tempo, e garantindo uma demanda justa para os colaboradores da empresa.

EPR Consultoria