ESTUDO DE LAYOUT E REDUÇÃO DO TEMPO DE CARREGAMENTO DE CAMINHÕES

LOGÍSTICA E LAYOUT - Por meio de um estudo de layout no setor de carregamento de caminhões, foi possível aumentar a capacidade de carregamento em 29,8% e ainda reorganizar os fluxos produtivos para aumentar a utilização dos recursos.

DESAFIO

Uma empresa de siderurgia contratou a EPR Consultoria com o objetivo de otimizar a capacidade de carregamento dos caminhões, sem aumentar o número de colaboradores, e melhorar o layout de estoque de uma planta de cinco mil metros quadrados.

Inicialmente, os processos da empresa foram mapeados para compreender o funcionamento das operações principais. Assim, foram percebidas duas melhorias que poderiam ser implementadas: a reconfiguração do carregamento de forma otimizada e um novo layout para o estoque.
Foi elaborada, então, a planta do estoque de forma simplificada. Em seguida, foi realizada uma priorização ABC e, a partir de diagramas de espaguete, uma análise dos fluxos de produtos. Os novos locais definidos para os produtos permitiram a redução da movimentação da ponte em 34,1%, a movimentação do colaborador em 41,3% e o tempo total de operação em 22,9%.

RESULTADOS

Foi percebida também, por meio da coleta e análise de fluxos e tempos, uma grande ociosidade dos colaboradores. A partir da otimização dos fluxos de trabalho e movimentações, e da implementação do novo layout, foi possível propor um aumento de 29,8% da capacidade mensal de carregamento.