ANÁLISE DOS CANAIS DE ENTREGA

LOGÍSTICA - O objetivo do projeto foi definir o melhor canal de entrega , considerando tanto as rotas de distribuição quanto os custos de cada canal. Com isso, conseguiu-se uma redução de 19,5% do custo logístico do cliente.

DESAFIO

Uma grande empresa siderúrgica contratou a EPR Consultoria para realizar um projeto cujo objetivo foi otimizar os canais de entrega de toda a região do sul do país. A partir do estudo dos custos de transporte e de armazenagem dos produtos, foi elaborado um sistema de simulação que determinou os caminhos ótimos para o transporte desses produtos.

SOLUÇÃO

Existiam duas opções de caminhos: uma é a entrega dos produtos diretamente para o cliente, partindo da planta industrial; a outra, utilizando um dos 25 centros de distribuição localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Inicialmente, foi representada a malha logística da Região Sul e, a partir de todas as variáveis envolvidas, foi montada uma planilha com mais de 1800 possíveis canais de entrega.

 Em seguida, os custos associados a cada canal de entrega foram averiguados a partir da coleta de dados e realização de estimativas, que foram validadas pelo cliente. Por fim, foi elaborado um simulador no software Excel a fim de obter qual canal de distribuição tem o menor custo associado, e qual o nível de serviço atrelado a cada opção.

RESULTADOS

Os resultados obtidos por meio do sistema de simulação permitiram o entendimento dos custos associados a cada opção de canal de distribuição e também o seu nível de serviço. Assim, foi obtida uma redução de 19,5% do custo logístico, fazendo que o projeto tivesse retorno financeiro para a empresa em menos tempo do que o seu tempo de execução, que foi de 15 semanas.