PREVISÃO DE FATURAMENTO NO SETOR ALIMENTÍCIO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - A partir da elaboração de uma ferramenta de previsão de faturamento, foi possível estabelecer a capacidade produtiva necessária e, assim, otimizar a utilização de recursos do cliente, obtendo uma economia de mais de 5% do seu custo fixo.

DESAFIO

Uma rede de restaurantes, a fim de entender sua real capacidade de atendimento e produção, procurou a EPR Consultoria para mapear os processos executados e, assim, identificar gargalos e melhorias plausíveis para aplicação.

SOLUÇÃO

Foi realizado um mapeamento dos processos executados pelo setor de atendimento e da cozinha, a partir de entrevistas com os colaboradores e observação das operações. Uma previsão de faturamento, levando em consideração diferentes variáveis (como, por exemplo, dias da semana e eventos próximos ao estabelecimento) foi elaborada para que a identificação de perdas e melhorias fosse possível.

  Dessa previsão foi possível definir o número de funcionários necessários para cada setor, em diferentes períodos do dia de forma a otimizar o funcionamento do estabelecimento em relação ao custo e produtividade. Além disso, um caderno de proposições de melhorias – baseado na metodologia de 5W2H – abordando diferentes processos na área de atendimento e na cozinha foi entregue ao cliente.

RESULTADOS

Dessa forma, foi possível estabelecer um número ótimo de colaboradores para que as operações funcionassem sem perda de qualidade. Além disso, o projeto da EPR Consultoria atingiu uma redução de custo fixo de 5,4%, fazendo que o projeto se pagasse exatamente no seu tempo de execução, que foi de três meses. 

EPR Consultoria