MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR NA INDÚSTRIA

PRODUÇÃO ENXUTA - A partir do Mapeamento de Fluxo de Valor de toda a planta, os gestores industriais puderam fazer o planejamento de ações para otimizar a produção e, assim, reduzir perdas e custos.

DESAFIO

Uma grande empresa siderúrgica procurou a EPR Consultoria com um grande desafio: elaborar um Mapa do Fluxo de Valor de toda a sua planta industrial, buscando entender melhor o seu tempo de produção em apenas duas semanas.

SOLUÇÃO

Aspirando desenvolvimento e capacitação de seus membros, a equipe responsável não permaneceu engessada no pedido do cliente e ficou atenta a possíveis gargalos no processo, para que melhorias pudessem ser indicadas, baseadas na filosofia Lean.

  Para construir o mapa, foi necessário estudar o processo produtivo de forma macro – desde a matéria prima ao produto final – apontando os tempos em que cada família de produtos permanecia em processamento e também o tempo em estoque. Dessa forma, foi possível identificar mais de 60 perdas no processo de produção como, por exemplo: excesso de estoque, não atendimento à programação e perdas por movimentação. Com os dados coletados, foi possível elaborar soluções para os problemas encontrados e entregá-las ao cliente, de forma que a empresa se mostrou intrigada a resolver tais problemáticas junto da contratada em projetos futuros.

RESULTADOS

É importante ressaltar o destaque desse projeto em relação ao comprometimento da empresa com o cliente. O trabalho de mapear detalhadamente o processo de produção de cada uma das quatro áreas da fábrica e suas interligações foi executado pela EPR Consultoria em apenas 17 dias com uma equipe de 13 pessoas. Atrelado a isso, o grande impacto do projeto foi identificação de mais de 60 pontos de melhoria nos processos da empresa, além da abertura que ele proporcionou a futuros trabalhos de consultoria para aplicar essas melhorias propostas.