CONSTRUA, MEÇA, APRENDA: um Review Sobre The Lean Startup

Hoje, o que mais se busca no universo corporativo é aumentar a acurácia dos produtos ou serviços que entregamos aos clientes. Esses produtos ou serviços necessitam, cada vez mais, ser assertivos para gerar valor aos clientes da empresa. A grande dificuldade, entretanto, é saber o que gera valor para os clientes. Segundo Eric Ries, o autor de The Lean Startup, a resposta para descobrir o que gera valor é descoberta aos poucos, por meio de testes sucessivos e muita prototipagem.

Nesse livro, Eric Ries ensina metodologias para que empresas possam ingressar no mercado e se desenvolver de forma sólida e sustentável.

O livro se baseia no Sistema Toyota de Produção, que tem como principal objetivo otimizar a produtividade das empresas através de uma metodologia lean, alinhando a melhoria contínua à metodologia ágil de gerenciamento de projetos – como por exemplo o SCRUM, que tem ganhado popularidade dentro das empresas. Com a obra, Eric aplica métodos de engenharia de produção de forma inovadora, incentivando mudanças disruptivas nas empresas e oferecendo uma nova estratégia para a gestão.

Em suma, o livro prega que se deve mostrar valor de forma rápida para os clientes através do lançamento de um Mínimo produto viável (MVP). Para exemplificar de forma simples, caso se tenha uma sorveteria, ao invés de começar vendendo potes de 2 litros de sorvete, se começaria vendendo unidades de bola de sorvete, testando a assertividade do produto e, através do feedback dos clientes, melhorar o produto de forma rápida e evitando grandes retrabalhos. Dessa forma, o ciclo proposto pelo livro é Build > Measure > Learn, recebendo o nome de Loop Fundamental, através do qual se monta um produto simples, se testa e se mede a assertividade do produto e se aprende de forma rápida para incrementar melhorias ao produto de acordo com a demanda dos clientes.

Build-Measure-Learn

O grande diferencial para uma empresa, após adotar tal metodologia, é visar acelerar o Loop Fundamental. Quanto mais rápido passa por todas etapas do ciclo, mais rápido ele recomeça e mais rápido a empresa aprende sobre o que agrega valor para seus clientes. Como o próprio autor cita:

“O que diferencia as histórias de sucesso das de fracasso é o fato de que os empreendedores bem-sucedidos tiveram a clareza, a habilidade e as ferramentas para descobrir quais partes dos planos estavam funcionando perfeitamente e quais poderiam ser aprimoradas”.

Através dessa metodologia serão criados produtos simples que vão se adequando à necessidade do seu público alvo, assim reduzindo ao máximo a utilização de recursos humanos e financeiros, até que se alcance o “product X market fit ”, ou seja, adequação do produto às exigências do mercado. Em resumo, não se deve despender meses planejando o lançamento de um produto, mas sim lançá-lo da forma mais simples possível, recebendo os direcionamentos diretamente do público-alvo.

A metodologia proposta em The Lean Startup salienta que as empresas devem ter seu foco no cliente e aprender com ele, ensinando maneiras eficientes para que esse foco não se perca. Na EPR Consultoria, buscamos constantemente rever nossos métodos e encontrar soluções mais ágeis para nossos clientes, validando constantemente nossas soluções e aprendendo a entregar valor de forma mais assertiva. Aprender rápido é potencializar o valor entregue.