Blog

Blog

Desafio de Case EPR Consultoria e Bain & Company – Regulamento

  1. Objetivo
  2. Participantes
  3. Características do Concurso
  4. Processo de Inscrição
  5. Cronograma
  6. Coordenação do Concurso
  7. Comunicação
  8. Premiação
  9. Penalidades
  10. Disposições Gerais

 

1. Objetivo:

  1. Estimular os alunos de engenharia a conhecerem o ramo de consultoria, tanto relacionada à Engenharia Produção quanto a grandes empresas estratégicas.
  2. Oferecer aos participantes a oportunidade de resolver um case desafiador vinculado a uma grande empresa de consultoria.
  3. Auxiliar no desenvolvimento de habilidades, como a de comunicação eficaz.
  4. Promover a compreensão o papel do consultor, sua importância e influência nas grandes organizações.

 

2. Participantes:

  1. Poderão participar do concurso estudantes de Engenharia, Administração ou Economia da UFRGS de qualquer etapa do curso.
  2. Os participantes deverão se inscrever em equipes de no mínimo 3 e no máximo 4 membros.
  3. Não haverá qualquer distinção entre os membros da equipe, sendo todos integralmente responsáveis pela resolução do case e pela apresentação do mesmo. Somente para efeito de organização e comunicação com a EPR, cada equipe terá um líder perante a coordenação.
  4. Caso ocorra a desistência de algum participante do concurso, é necessário que a equipe envie um e-mail para desafio@eprconsultoria.com.br, informando a razão da desistência e o nome do integrante. O desistente perderá qualquer premiação e vínculo com a equipe e com o evento. Penalidade para a equipe: desde que a equipe mantenha um mínimo de 3 membros na equipe, não haverá penalização. Caso contrário, a equipe será eliminada da competição.
  5. Caso o líder informe desistência, a equipe deverá eleger um novo líder para manter a comunicação com os organizadores do Concurso e informar pelo e-mail.
  6. Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipe.

 

3. Processo de Inscrição:

  1. A inscrição deverá ser feita através do e-mail desafio@eprconsultoria.com.br das 21:00 do dia 29 de agosto de 2017 até às 23h59min de 09 de setembro de 2017.
  2. A inscrição deverá ser realizada por um membro da equipe, classificado como líder. O mesmo deverá ter em mãos todos os dados dos demais membros da equipe para conclusão do processo de inscrição.
  3. O líder poderá efetuar alterações nos componentes de sua equipe ou correções dos dados cadastrais durante o período de inscrições através do e-mail desafio@eprconsultoria.com.br. Não serão permitidos novos ajustes após o encerramento do período de inscrições.
  4. Os dados exigidos no e-mail de inscrição são:
    1. Nome da Equipe
    2. Nomes completos dos participantes e seus respectivos curso, e-mail pessoal, CPF e telefone.
    3. Curso e Situação Acadêmica de cada membro em formato PDF (obtido no Portal do Aluno – Informações do Aluno – Curso e Situação Acadêmica).
    4. Link do Vídeo no YouTube.
  5. Instruções do vídeo: O vídeo deve ter duração máxima de dois minutos e deve contar com todos os membros da equipe. A equipe deve se apresentar e responder a pergunta: “Por que a equipe deve participar do Desafio de Case EPR Consultoria?”. O vídeo deve ser postado no YouTube como não-listado com o título “Desafio de Case EPR – (Nome do grupo)”.

 

4. Características do Concurso:

  1. O concurso será composto por três etapas:
    - Primeira Etapa: Inscrição. Dentre as equipes que enviarem todas as informações solicitadas dentro do prazo, oito serão selecionadas para a segunda etapa e mais três equipes ficarão com suplentes em caso de desistência das classificadas.
    - Segunda Etapa: Recebimento do case. Na quinta-feira, 14 de setembro, às 16 horas, acontecerá a apresentação do business case por consultores da Bais & Company, para que as equipes possam resolver e mandar a apresentação nos formatos .ppt e .pdf com a solução até sábado às 10 horas.
    - Terceira Etapa: no sábado, 16 de setembro, todas as equipes terão 15 minutos para realizar a apresentação e mais 10 minutos para responder às perguntas da banca avaliadora. Não será concedido tempo extra.
  2. A ordem das apresentações no sábado será definida por sorteio pela organização do evento.
  3. O material deve ser entregue por e-mail (desafio@eprconsultoria.com.br) até às 10:00 horas da manhã do dia da apresentação.
  4. As equipes que já tiverem apresentado sua solução poderão assistir às apresentações das demais equipes, desde que não se manifestem durante estas apresentações ou durante as sessões de perguntas subsequentes. Caso algum membro de uma das equipes se manifeste durante a apresentação de outra equipe, sua equipe estará automaticamente eliminada.
  5. A avaliação das equipes ficará a cargo da banca avaliadora definida pela comissão organizadora do Concurso. A banca será composta por consultores da Bain Company, membros da EPR e do Clube de Consultoria. Serão avaliadas a qualidade do documento apresentado, capacidade analítica, efetividade na comunicação e solução estratégica de cada equipe para definição do ranking final.
  6. O resultado final definido pela banca avaliadora será divulgado na mesma data e local das apresentações das soluções das equipes finalistas. O resultado também será exposto na página do facebook da EPR Consultoria.

 

5. Coordenação do Concurso:

  1. O concurso será coordenado por uma comissão composta por representantes da EPR Consultoria, que têm autonomia para decidir qualquer aspecto que não esteja totalmente claro ou que não esteja abordado neste regulamento.
  2. Será composta uma banca avaliadora, com membros da EPR Consultoria, consultores da Bain Company e representantes do Clube de Consultoria. A banca avaliadora terá autonomia e autoridade total para a tomada de qualquer decisão relativa ao Concurso, seu resultado e participantes.

 

6. Cronograma:

De 29/08 às 21h até 09/09 às 23:59: Inscrições pelo email desafio@eprconsultoria.com.br

12/09: Divulgação das equipes selecionadas para a apresentação e equipes na lista de suplentes. Todas equipes serão informadas por e-mail.

14/09 16:00: apresentação do case pelos consultores da Bain & Company e envio do case para as equipes por e-mail. A apresentação será no prédio Centenário.

16/09, a partir das 13h: Apresentação da solução à banca avaliadora no Auditório Nascente do prédio Centenário. A ordem de apresentação será informada às equipes por e-mail.

 

7. Comunicação:

  1. Será responsabilidade das equipes o envio do material para apresentação, respeitando data e hora limites. Caso isso não ocorra, a equipe estará automaticamente desclassificada.
  2. Informações adicionais sobre o Concurso serão comunicadas por e-mail. As equipes deverão manter acesso contínuo aos e-mails informados no ato da inscrição e durante o andamento do Concurso.

 

8. Premiação:

  1. O prêmio para o grupo vencedor será composto por:
    1. 1 sessão de mentoria individual para a carreira em consultoria estratégica por participante do grupo com consultores da Bain & Company;
    2. 1 livro “A Mentalidade do Fundador” por participante do grupo;
    3. 35% de desconto curso de apresentação do SóPra;
  2. O prêmio para o grupo 2º colocado será composto por:
    1. 1 livro “A Mentalidade do Fundador” por participante do grupo;
    2. 25% de desconto curso de apresentação do SóPra;
  3. O prêmio para o grupo 3º colocado será composto por:
    1. 15% de desconto curso de apresentação do SóPra;
  4. Todos os participantes que apresentarem a sua resolução receberão um certificado online de participação do “Desafio de Case EPR Consultoria.

 

9. Penalidades:

  1. Além das hipóteses de desclassificação já referidas neste Regulamento e daquelas decorrentes do desempenho da equipe no Concurso, será desclassificada toda e qualquer equipe que tentar invadir ou violar os sistemas do Concurso ou tentar, de qualquer forma, adulterar os resultados.
  2. Serão desclassificadas também as equipes que, por si ou por seus integrantes, agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética em relação às demais equipes, aos seus colegas e à banca avaliadora, a quem caberá o julgamento de cada caso.
  3. Também estarão automaticamente desclassificadas as equipes que deixarem de enviar os dados exigidos no formulário de inscrição, incluindo o vídeo, dentro do prazo exigido.
  4. Na quinta-feira às 16 horas, quando acontecerá a apresentação do case pelos consultores da Bain & Company, cada grupo deverá ter no mínimo 1 membro presente. Caso o grupo não tenha alguém presente, o grupo será automaticamente desclassificado.
  5. O participante que não puder comparecer à fase presencial, no sábado, será considerado desistente e deverá comunicar sua ausência à coordenação do evento pelo e-mail desafio@eprconsultoria.com.br até o momento da apresentação do caso pela equipe organizadora do Concurso. Nesse caso, o participante não terá direito a receber o prêmio e será desligado do Concurso. Casos de problemas de saúde serão avaliados pontualmente e terão decisão exclusiva da equipe organizadora.

 

10. Disposições Gerais:

  1. Será de responsabilidade exclusiva das equipes o acompanhamento da logística do Concurso, das datas e horários de realização de cada atividade, a serem divulgadas por e-mail e através do blog e página da EPR Consultoria no Facebook.
  2. Toda a comunicação oficial ocorrerá por e-mail enviado ao líder da equipe, em casos excepcionais a coordenação poderá utilizar outro meio de comunicação como telefone.
  3. Será vedada a participação no Concurso de qualquer membro da EPR Consultoria.