A ergonomia no trabalho é de extrema importância para alcançar o bem estar do colaborador e, consequentemente, o aumento da eficiência e da produtividade nos postos de trabalho.
Para isso, é importante entender como aplicar e gerir a ergonomia dentro da empresa, principalmente utilizando a gestão à vista, que facilita a orientação para as melhores práticas do funcionário.
Nesse texto serão abordados assuntos como a importância da ergonomia e seus tipos, a relação entre ergonomia e gestão à vista, como aplicar a gestão a vista, entre outros.
O que é ergonomia no trabalho?
A ergonomia no trabalho, de forma facilitada, pode ser definida como a ciência que visa adaptar o trabalho ao humano, se baseando em três pilares principais: conforto, segurança e eficiência.
Nesse sentido, a ergonomia está relacionada à construção de um ambiente que entregue as melhores condições possíveis aos trabalhadores, diminuindo, ao máximo, problemas tanto físicos, quanto mentais, como: improdutividade, lesão, estresse, entre outros.
Para o melhor entendimento, um exemplo de mudanças nas condições de trabalhos, com o intuito de suprir os três pilares, seria melhorar a iluminação da linha de produção. Esse fator evitaria o cansaço das visitas, diminuiria as chances de desenvolver problemas oculares e aumentaria a produtividade.
Quais fatores influenciam a ergonomia no trabalho?
Dentro da ergonomia, qualquer fator que possa causar algum desconforto ou diminuição da produtividade de um colaborador serve como um sinal para o estudo de modificações que possam melhorar o bem estar dele.
A partir disso, há diversos aspectos que influenciam a aplicação da ergonomia no trabalho, dentre os principais podem ser listados:
- Satisfação dos colaboradores – os trabalhadores se sentam reconhecidos e valorizados pela corporação que se preocupa com os fatores ergonômicos;
- Diminuição da rotatividade dos colaboradores – quando o colaborador acredita que está em um ambiente saudável ele tende a permanecer por mais tempo em seu emprego;
- Redução de colaboradores afastados – quanto maior a segurança no trabalho com prevenções de lesões e cuidados especiais, menor a chance de colaboradores sofrerem problemas que possam causar seu afastamento.
- Aumento da produtividade – com a implantação da ergonomia no trabalho é possível diminuir a taxa de erros ou trabalhos mal feitos, uma vez que toda a equipe estará mais concentrada e determinada em cumprir a sua função.
Importância da ergonomia no trabalho
A ergonomia não se trata apenas de conforto, mas também de saúde, qualidade de vida e bem-estar. Por isso, é um assunto que vem ganhando cada vez mais relevância nos ambientes de trabalho, possibilitando maneiras mais eficientes e seguras de execução de tarefas.
Dessa forma, a ergonomia mostra sua importância na prevenção e cuidado dos trabalhadores. Ela impede que eles venham a ter problemas relacionados a lesões físicas ou mentais, decorrentes da incompatibilidade do local de trabalho com as características físicas e psíquicas deles.
Sendo assim, a ergonomia tem papel fundamental para impedir o afastamento dos colaboradores de seus postos de trabalho e diminuição da sua produtividade, fatores que causam prejuízos à empresa.
Além disso, a ergonomia é extremamente importante para a satisfação do colaborador com a empresa, tornando-o mais motivado para exercer suas funções pelo fato de sentir-se valorizado pela empresa.
Leia também para conteúdo de diversidade nas empresas
Tipos de ergonomia no trabalho
A ergonomia no trabalho é regida pela Norma Reguladora NR 17, que serve para evitar possíveis problemas ergonômicos. Segundo a NR 17, existem três tipos de ergonomia no trabalho:
Ergonomia Física
É o estudo das cargas físicas em relação ao trabalhador. Ou seja, visa entender a relação entre anatomia e fisiologia humana e as atividades físicas.
Há diversos exemplos de problemas que podem afetar o bem estar físico do colaborador e devem ser observados para a prevenção de riscos, como:
- Excesso de carga transportada;
- Falta de equipamento preventivos;
- Postura inadequada;
- Movimentos exercidos com frequência;
- Temperatura inadequada.
Ergonomia Cognitiva
Diferente da ergonomia física, a ergonomia cognitiva não visa estudar problemas com cargas físicas, mas sim com cargas mentais. Por isso, ela foca em temas relacionados à raciocínio, memória e respostas motoras, com o intuito de evitar problemas como:
- Excesso de trabalho que ocasiona estresse mental;
- Erros por conta de cansaço;
- Falta de confiança para tomadas de decisões;
- Rotatividade de colaboradores pelo excesso de carga de trabalho.
Leia também para conteúdo de estudo de capacidade
Ergonomia Organizacional
A ergonomia Organizacional analisa o clima organizacional, os processos, a cultura e as políticas da empresa. Preza pelo cuidado das estruturas organizacionais da empresa, principalmente dos relacionamentos que existem, para que não haja problemas nos diversos setores.
Esse tipo de ergonomia da atenção a fatores como:
- Comunicação entre as equipes;
- Organização temporal;
- Projetos participativos;
- Trabalho em grupo.
Como implementar a ergonomia no trabalho?
Para implementar a ergonomia no trabalho, deve-se fazer uma análise preliminar dos problemas que causam, ou possam vir a causar, algum problema ergonômico. Com isso, pode-se traçar um plano de ação para solucionar esses problemas, através de um estudo aprofundado.
Após essa etapa, é necessário introduzir essas ideias no ambiente de trabalho, seja em escritórios, indústrias ou home office. Para aplicar a ergonomia da melhor forma possível é sempre importante escutar os problemas dos colaboradores de todas as posições hierárquicas da empresa, pois eles sentem e notam as adversidades do dia a dia.
Depois de implementada, é sempre interessante ter o controle da evolução do colaborador para saber se as mudanças foram realmente eficazes e se, de fato, aumentaram a produtividade e o bem-estar dele. Esse controle pode se dar por meio de indicadores de produtividade e de formulários de feedback, respondidos pelos funcionários.
Para o melhor entendimento, um passo a passo da implementação seria:
- Identificar uma baixa produtividade, um número elevado de colaboradores reclamando ou enviando atestados.
- Após identificar que há um problema, fazer uma análise do que possa estar causando ele, principalmente através de conversas com os colaboradores.
- Estudar possíveis melhorias e implementá-las.
- Para finalizar, monitorar através de indicadores ou feedback de colaboradores.
Ergonomia no trabalho e gestão à vista: qual a relação?
A gestão visual, também conhecida como gestão à vista, tem como objetivo deixar visível determinados indicadores relevantes para aquele ambiente. Assim, todos os membros que participam daquele posto de trabalho podem ter controle, em tempo real, do que está acontecendo.
A gestão visual está baseada em 4 pilares principais: segurança, qualidade, entrega e custos.
A partir disso, a gestão à vista demonstra indicadores que servem como base para a aplicação da ergonomia no ambiente de trabalho, sendo de alcance de todos os colaboradores.
Dentro os pilares dessa gestão, a segurança é um dos fatores que mais deve ser levado em consideração, pois é importante para manter o cuidado do bem-estar dos colaboradores. Além disso, é um dos principais indicadores para entender os possíveis problemas relacionados à área ergonômica.
3 benefícios da gestão à vista para a ergonomia no trabalho
A implementação da gestão à vista tem diversos benefícios e é de extrema importância para o controle do posto de trabalho. Quando utilizamos esses indicadores para o controle da ergonomia, temos 3 benefícios principais:
Identificar possíveis mal-estar:
Através dos indicadores, fica explícito possíveis problemas relacionados à segurança e à satisfação do colaborador.
Controle da produtividade:
Quando apontada uma redução da produtividade nos indicadores, uma das causas podem ser fatores ergonômicos, como a motivação dos colaboradores, pequenos erros ou falta de atenção na produção, dentre outros.
Alertar os colaboradores:
Como está à vista para todos, os painéis espalhados pelo ambiente de trabalho podem ser direcionados para um alerta de prevenção no trabalho. Por exemplo, mostra para os colaboradores a importância que a empresa tem com o cuidado e segurança dos seus funcionários.
Como aplicar gestão à vista para ergonomia no trabalho?
Para aplicar a gestão visual dentro de uma empresa, levando em consideração a temática da ergonomia, os indicadores devem ser espalhados em pontos de fácil acesso e de fácil visualização pelos colaboradores. Os mesmos servirão de base para instruir ou motivar esses funcionário a agir da maneira que mais privilegiam seu bem-estar.
Nesse sentido, deve-se entender quais informações os colaboradores precisam para executarem a tarefa visando as questões ergonômicas e expô-las através da gestão à vista, sempre em locais estratégicos.
Isso pode ser feito por meio de painéis com indicadores de segurança, que mostram a meta estabelecida pela empresa. O intuito é reduzir o número de acidentados, informando também o plano de ação que deve ser feito pelos colaboradores para diminuir o número de acidentes e bater a meta desejada.
Além disso, outra maneira de aplicação, seria através da produtividade, mostrando dados que auxiliam os trabalhadores a verem como a maneira correta de execução de uma atividade. Isso pode resultar na otimização do processo, em conjunto com uma explicação da maneira correta de execução dessa atividade.