Case Estratégia Organizacional

Desafio

O Instituto Golden é uma clínica localizada em Porto Alegre que, além de ser Studio de Pilates e trabalhar com fisioterapia, também organiza e leciona cursos de formação profissional na área. A empresa vinha apresentando um crescimento de sua organização e, por isso, buscava por maiores condições de competitividade no mercado através da mensuração do seu desempenho estratégico e da padronização de seus processos administrativos. Além disso, os colaboradores do Instituto não estavam completamente alinhados com relação aos objetivos e princípios da empresa, criando a necessidade de definir claramente uma Identidade Organizacional em conjunto com todos os sócios do Golden.

Solução

O Planejamento Estratégico do Instituto Golden foi feito em uma sequência de reuniões, que contaram tanto com a presença do diretor geral da empresa quanto com os demais fisioterapeutas e funcionários.

Primeiramente, foram definidos missão, visão, valores e negócio do Instituto Golden, em um brainstorming que contou com a participação de todos os colaboradores da empresa, visando alinhar a Identidade Organizacional entre todos os envolvidos. A partir disso, foram definidos os objetivos estratégicos do Instituto, divididos entre fisioterapia, pilates e cursos, junto com os seus respectivos indicadores.

Além disso, também foi feita a Análise do Ambiente, para que fossem identificadas as questões internas e externas que afetavam positivamente ou negativamente o Instituto. Esses fatores foram analisados em uma Matriz SWOT (da sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), que quantificou o impacto gerado pelo cruzamento desses elementos. A partir dessa análise, foram elaboradas e priorizadas ações que visassem tanto à otimização das forças e à minimização das fraquezas, quanto ao aproveitamento das oportunidades e à mitigação das ameaças.

Resultados

Os resultados tangíveis expostos pela equipe foram o Mapa do Negócio do Instituto Golden, a Missão, a Visão, os Valores, os Objetivos Estratégicos, os Indicadores de Desempenho, as Metas, as Ações Estratégicas e o detalhamento (através de uma estrutura analítica de projeto que contém etapas, prazos e responsáveis) dos Planos de Ação. Contudo, em projetos de planejamento estratégico, alguns resultados qualitativos são de grande importância e causam um impacto profundo na empresa. Dentre eles se destacam: a compreensão por parte de todos do papel do Instituto Golden no mercado; possibilidade de pensar e discutir sobre o futuro; oportunidade de todos serem ouvidos, alinhando os colaboradores; entendimento da situação em que a empresa se encontra, compreendendo os aspectos fortes e os que necessitam desenvolvimento e fomento do espírito colaborativo.

bg-cf-3