Estudo de Capacidade de uma Operação Logística

Uma grande siderúrgica, que é um grande cliente fidelizado, procurou a EPR Consultoria a fim de estudar a capacidade de uma operação logística que envolvia o uso de duas empilhadeiras. Além disso, a empresa também solicitou o estudo de capacidade de um posto fixo. O projeto tinha como objetivo averiguar a viabilidade de realocar recursos e aumentar a produtividade da logística.

Primeiramente, todas as atividades dos três postos de trabalho foram mapeadas e classificadas de acordo com a frequência de ocorrência. As atividades mais recorrentes foram cronometradas para que fosse possível determinar seu tempo médio de realização. A equipe da EPR também discriminou as ineficiências do processo, para que fosse possível sugerir melhorias visando aumentar a produtividade da logística.

A partir dos dados históricos de produção dos dois setores atendidos pelas empilhadeiras, foi possível determinar, por meio de uma simulação em Excel, quanto tempo de trabalho é necessário para atender a demanda média de um turno. Assim, foi viável simular cenários de operação com diferentes combinações de união de postos de trabalho, alteração de turnos e troca de equipamentos. Com essa simulação, foi possível analisar oportunidades de melhoria a serem implementadas para aumentar a eficiência do setor e reduzir custos.

Fio máquina