A EPR Consultoria foi contratada por uma grande empresa do setor de higiene pessoal para aprimorar o fluxo interno de matéria-prima na matriz. O objetivo do projeto era reduzir perdas e entender as interdependências entre demanda e produção.
A equipe da EPR Consultoria desenvolveu um indicador que mensurou o grau de acerto do envio de matéria-prima. Como resultado, a medida permitiu que houvesse maior controle sobre o fluxo interno desses recursos.
A ferramenta utilizada para alimentar esse indicador comparava a quantidade de material solicitada pela Linha de Produção. Assim como a quantidade enviada pelos colaboradores do armazém, indicando a quantidade de sobras.
Por meio das melhorias propostas, foi possível reverter o cenário inicial no qual a empresa estava inserida. O indicador que media a precisão ultrapassou a média histórica durante os dois meses em que as melhorias foram implementadas.
Além disso, foi aplicada uma pesquisa para avaliar qualitativamente o efeito do Projeto. Nela, os funcionários alegaram uma diminuição significativa de sobras, menos tempo dedicado à contagem e devolução de recursos. Dessa forma, houve também uma diminuição do tempo de entrega desses recursos de um setor para o outro.
O resultado desse Projeto impactou diretamente em um menor desperdício de matéria prima e em um maior desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Isso ocorreu devido à receptividade para soluções inovadoras, objetivando a melhoria contínua.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!