GERENCIAMENTO DE PROJETOS: 4 FERRAMENTAS PARA AJUDAR A SUA EMPRESA

Já destacamos aqui em nosso blog a importância de um bom gerenciamento de projetos para a sua empresa. Hoje, vamos indicar algumas ferramentas digitais que podem ajudar os gestores a planejar e organizar todos os setores e processos da companhia. 

Primeiramente vamos com o Trello. Um dos mais utilizados, seja por indivíduos ou grandes empresas, essa plataforma utiliza o modelo Kanban e oferece uma versão gratuita. Seu principal diferencial é uma interface simples e intuitiva, com projetos representados e organizados em quadros, e dentro de cada quadro o gestor pode criar cartões e listas com as tarefas e demandas necessárias. É tudo compartilhando entre os usuários e facilmente editável. 

Seguindo ainda na simplicidade, o Basecamp é um dos nomes mais antigos entre os softwares de gestão. Com ele você armazena documentos e arquivos, organiza sua agenda, cria e visualiza relatórios, encaminha e-mails e consegue também se comunicar com os outros colaboradores em grupo ou de forma privada. 

Sem um plano gratuito mas com grandes diferenciais, o Monday.com se destaca por sua integração com aplicativos e programas populares e essenciais como o Google Drive. Nesta plataforma é possível automatizar fluxos de trabalho de forma personalizada, criar painéis, importar dados e constantemente monitorar o progresso de seus projetos. É uma alternativa com muitas opções para se adequar às suas necessidades. 

Já a Asana trabalha em nuvem e é uma das ferramentas de gerenciamento mais populares. Ela foca no rastreamento de tempo das tarefas, com foco em melhorar a produtividade. O gestor pode com a Asana organizar o projeto em quadros ou listas de forma versátil, adicionando tarefas, subtarefas e lembretes, criando dependências que indicam quando um processo aguarda o término de outro e programar tudo isso com datas de início, término e marcos importantes. Tudo isso de forma colaborativa. 

Claro que existem muitas outras ferramentas, mas todas tem algumas tendências em comum: são colaborativas, focam em organização e buscam aumentar a eficiência dos projetos. As mais populares também focam em versatilidade, sendo adaptáveis ao estilo da sua empresa ou até mesmo de colaboradores que gostem de se organizar de certa forma. 

O grande número, importância e proliferação dessas plataformas só reforçam a importância de uma gestão de projetos de qualidade. Grandes e pequenas empresas investem nesses produtos por entenderem que eles melhoram o seu dia a dia e representam um investimento importante no negócio. Não fique para trás e procure a ferramenta que melhor se encaixa no que você precisa. 

EPR Consultoria