GESTÃO DE QUALIDADE: SAIBA TUDO O QUE ENVOLVE

 

Gestão de qualidade é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Não só promove uma visão sistêmica de toda a empresa, como também possibilita a melhoria de produtos e serviços.

Com isso, possibilita um melhor controle dos processos organizacionais e garante a completa satisfação das necessidades dos clientes ao oferecer uma experiência única.


 

Gestão de qualidade: entenda a sua importância

No cenário atual, se destacar e proporcionar uma experiência única para o cliente final pode ser muito desafiador, visto a grande expansão da concorrência nos mais diversos setores. A gestão da qualidade se apresenta como uma das principais aliadas na busca pela tão desejada liderança no mercado e fidelização dos clientes.

Nesse sentido, a criação de valor para os consumidores é essencial., Todavia, uma série de fatores pode afetar negativamente o desempenho de uma empresa em termos de qualidade. Por isso, a implementação da gestão de qualidade, em busca da otimização de processos, garante o correto direcionamento para esse objetivo, por exemplo:

 


 

Gestão de qualidade: como implementar nas organizações?

Existem algumas ações recomendadas para a implementação da gestão de qualidade nas empresas. Elas permitem obter os resultados com maior facilidade, agilidade e estruturação, levando à otimização dos recursos e esforços investidos, são elas:

  • • Mapear os processos;
  • • Usar metodologias corretas (especificadas abaixo);
  • • Realizar mudanças controladas;
  • • Acompanhar e otimizar resultados.

 

Buscando definir o que é essa ferramenta, foi criada a ISO 9001. Um manual que direciona aqueles que queiram adotar a Gestão de Qualidade Total. A partir de regras e boas práticas, foram definidos os 7 Princípios da Qualidade, conforme imagem abaixo:

 

1. Melhoria Contínua

Buscando aumentar e otimizar cada vez mais o desempenho do trabalho, a gestão de qualidade deve ser um trabalho contínuo. Por isso, os responsáveis por gerir cada área da empresa devem sempre implementar os melhores e mais modernos processos.

 

2. Gerenciamento de processos

O gerenciamento por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados.

Além disso, o gerenciamento de todos os recursos e atividades de uma empresa como um processo é fundamental, e contribui na implementação de melhorias, no monitoramento e controle dos indicadores que mais influenciam a sua cadeia de valor.

 

3. Engajamento das pessoas

O gestor deve promover o envolvimento de todos os profissionais da empresa com as metas, estratégias e resultados. Assim, o comprometimento e a conscientização de todos os colaboradores são vitais para o crescimento da companhia.

 A gestão de qualidade deve sempre garantir o máximo envolvimento de todos, compreendendo e utilizando as habilidades e conhecimentos de cada um para o benefício da organização e de seus clientes.

 

4. Foco no cliente

A Qualidade está diretamente relacionada com a satisfação das necessidades dos clientes. Ou seja, o produto deve ser projetado, produzido e comercializado em conformidade às suas especificações e sempre que possível superar as expectativas dos mesmos.

 

5. Boa relação com os fornecedores

Ao estabelecer um relacionamento de benefício mútuo com os fornecedores por meio de parcerias estratégicas, estará facilitando a agregação de valor e satisfação para com o cliente.

Além disso, a boa relação com os fornecedores promove o fortalecimento das parcerias, garantindo a aquisição de insumos de qualidade para o fornecimento dos produtos ou serviços. Assim, fortalecendo a presença e continuidade de ambos no mercado.

 

6. Tomada de decisão baseada em fatos

Qualquer decisão deve sempre partir de uma abordagem factual, ou seja, deve ser tomada com base em fatos, dados concretos e análise lógica das informações. Dessa forma, implica na implantação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento de indicadores da empresa.

 

7. Liderança proativa

Na implementação de uma gestão de qualidade, é fundamental a presença de uma liderança proativa. Ou seja, aquela na qual os líderes agem baseando-se em indicadores para antecipar mudanças e antever problemas.

Nesse sentido, é de responsabilidade dessa liderança transmitir a cultura organizacional. Além disso, criar e manter um ambiente favorável para que todos os colaboradores se sintam motivados, desempenhem suas atividades da melhor maneira possível e se comprometam a alcançar não somente os objetivos pessoais, mas também os da empresa como um todo.


 

Confira as 5 principais ferramentas de gestão de qualidade

Além dos Princípios da Gestão de Qualidade, outro ponto fundamental para quem está buscando elevar o nível da organização é conhecer algumas das principais ferramentas. Elas podem ser utilizadas para resolver a maioria das questões relacionadas à gestão de qualidade e são de fácil aplicação.

 

1. Diagrama de Ishikawa (Diagrama de causa e efeito)

Muito conhecido como “Espinha de peixe”, essa é uma ferramenta bastante utilizada em empresas para se encontrar a causa de problemas específicos.

Dessa forma, é uma eficiente ferramenta de gestão de qualidade, pois possibilita uma perspectiva simples e objetiva de um problema, tornando muito mais fácil encontrar a solução.

O Diagrama de Ishikawa é composto por uma linha horizontal principal que define o problema em questão, com ramos que separam para as laterais, exibindo as causas do problema.  Desses ramos, saem pequenas ramificações que são consideradas as subcausas do problema. A aparência final é semelhante a uma espinha de peixe, por isso o nome.

 

2. Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta administrativa muito utilizada para aprimorar os diferenciais competitivos da empresa diante do mercado. Além disso, também auxilia a enxergar os elos fortes, fracos e riscos que podem comprometer o negócio em médio ou longo prazo.

A sigla SWOT corresponde à abreviação de termos em inglês:

  • Strengths (Forças) – Pontos nos quais a empresa demonstra vantagens competitivas em relação à concorrência;
  • Weaknesses (Fraquezas) – Pontos nos quais apresenta vulnerabilidades ou falhas que podem prejudicar seu desempenho, frente à concorrência;
  •  Opportunities (Oportunidades) – Fatores internos e externos que se mostram tendências promissoras a serem trabalhadas;
  • Threats (Ameaças) – Tendências do mercado capazes de gerar riscos para o negócio no futuro, como a expansão de uma empresa concorrente, por exemplo.

 

3. Folhas de verificação

As folhas de verificação são documentos simples, práticos e de fácil entendimento, como planilhas e tabelas, utilizadas para agilizar a coleta de dados. No entanto, é necessário definir previamente quais itens serão analisados.

O registro nas folhas permite uma percepção mais apurada sobre a realidade da empresa, o que facilita também a interpretação por parte de gestores e consultores. As folhas podem também ser consideradas uma espécie de “Check-list” de produção, por essa razão, elas devem estar sempre em mãos.

 

4. Fluxograma

O Fluxograma é utilizado para apresentar o fluxo de etapas específicas de um processo. É frequentemente utilizado para descrever cada passo de um determinado processo, indicando rumos a tomar, responsáveis por cada etapa, padronizando tarefas e colaborando para a gestão de conhecimento da empresa.

De forma simples e direta, o fluxograma permite que toda a sistemática de um processo possa ser compreendida, tornando toda a operação muito mais produtiva.

 

5. Ciclo PDCA

Também conhecido como Ciclo de Deming, o Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão de qualidade voltada para processos de melhoria contínua. Além disso, ele consiste em quatro etapas, nas quais é possível entender como um problema surge e como pode ser solucionado. Trata-se de um processo que foca as causas, visando evitá-las, e não nas consequências.

  • • Plan (Planejamento) – A primeira etapa consiste em traçar as metas e objetivos;
  • • Do (Execução) – Nessa etapa, coloca-se o planejamento em execução. É importante fazer um mapeamento de todo o processo, para que a análise e verificação dos resultados possa ser realizada posteriormente;
  • • Check (verificação) – Aqui é o momento de analisar os resultados atingidos, observar se houve diferenças quanto ao esperado e se ficou registrado algum desvio de qualidade;
  • •                Act (Ação) – É o momento de tomar ações corretivas em relação aos resultados da etapa anterior ou resultados negativos, reiniciando um novo ciclo.

 

Métricas de gestão de qualidade

As métricas de gestão de qualidade são utilizadas para medir de forma quantitativa os resultados de uma empresa. Sendo assim, possibilitam analisar se a empresa está agindo e produzindo de acordo com o planejado. Essas métricas asseguram o investimento feito, trazem segurança no desenvolvimento diário e também nos próximos passos da empresa.

É necessária muita atenção de todos os gestores da empresa na implementação das métricas de qualidade para evitar erros que possam comprometer o dia a dia da produção. Dessa forma, é importante o registro adequado de todas as soluções de problemas que venham a surgir, incluindo sua evolução para prevenir que se repitam.

Outro ponto que merece atenção é a utilização de processos feitos por outras empresas. Esses procedimentos além de, às vezes, não serem aplicáveis ao seu negócio, acabam por deixar de lado a identidade do seu trabalho. Caso algum procedimento de outra empresa seja realmente de seu interesse, o ideal é possuí-lo como base, mas adaptá-lo, tornando-o adequado ao seu empreendimento.

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