HOME OFFICE: MANTENDO SUA PRODUTIVIDADE DURANTE A QUARENTENA

O home office já é uma prática habitual para alguns trabalhadores e até empresas, mas com o novo coronavírus ele tem se tornado uma necessidade neste período de quarentena. Alguns gostam, outros não, mas trabalhar de casa é um desafio para a produtividade, afinal existem mais opções de distração e situações ou problemas que normalmente não ocorreriam no escritório, por isso vamos dar algumas dicas sobre como se manter produtivo nessa situação.

Primeiramente, vamos com algumas ferramentas. Google e Microsoft, por exemplo, estão disponibilizando gratuitamente algumas de suas ferramentas, principalmente as de comunicação à distância. Para reuniões e comunicação em geral, plataformas como Skype, Zoom Meetings, Slack e Google Hangouts podem ajudar a equipe. Outros aplicativos como Trello e Bitrix24 são importantes para a organização de tarefas e ainda temos opções como Google Drive, WeTransfer e outros para compartilhamento de documentos.  

Sobre o dia a dia, é importante que, mesmo de quarentena, você não perca a sua rotina. Antes de começar a trabalhar, se arrume como se fosse fazer o mesmo, estabeleça um horário e o siga, como se fosse um dia normal. Isso é importante para evitar a preguiça e fazer suas atividades como de costume, além de ser positivo para a mente. 

Estabelecer um local de trabalho dentro de casa também é importante, ter tudo organizado e não ficar o dia inteiro na cama. O espaço também influencia na sua produtividade, por isso, se morar com outras pessoas, peça a colaboração delas para que o horário de trabalho seja respeitado sem muitas interrupções. 

Sua qualidade de vida importa. Procure manter uma alimentação balanceada, lembre-se de levantar da cadeira para tomar água, procure criar momentos para atividade física e também o lazer. Manter corpo e mente saudáveis é importante para seguir produtivo e focado.

Sabe aquela reunião que poderia ser um e-mail? Agora ela com certeza vai ser mas, as reuniões mais importantes devem ser mantidas. Utilizando alguns dos aplicativos citados anteriormente você pode e deve ser reunir com sua equipe e clientes. A comunicação verbal e a conversa direta é muito importante para o alinhamento dos projetos, e isso pode ser feito mesmo trabalhando a distância. 

Para finalizar, algo que é essencial independente do seu local de trabalho: organização. Um ambiente limpo, checklists virtuais ou físicas, aplicativos de controle de tarefas, tudo isso é de grande importância para manter o foco e identificar o que precisa ser feito. O importante é achar o que funciona para cada um nesse período, quem sabe você até descobre algo novo sobre a sua rotina de trabalho que pode ser usado no futuro.

EPR Consultoria