A IMPORTÂNCIA DE TER OS KPIS DE SUA EMPRESA BEM ORGANIZADOS

Planejar e traçar o caminho de uma empresa faz parte do dia a dia do empreendedor. Mas para fazer isso, e conseguir também transmitir informações e resultados, ele precisa de dados que apontem o que está sendo feito e como. É exatamente aí onde entram os KPIs, os indicadores-chave de desempenho. 

Essas métricas buscam quantificar a performance de todas as áreas de uma companhia, sempre de acordo com os objetivos estabelecidos. A importância de ter esses indicadores bem definidos é o que aludimos no parágrafo anterior, ter os dados necessários para estabelecer onde a empresa quer chegar e durante esse caminho avaliar o que está sendo alcançado ou não.

É claro que a diversidade dos KPIs também é grande, e cada categoria busca apontar sobre um ponto específico da empresa. Os indicadores de produtividade e qualidade são auto explicativos, lidando com o uso de recursos em relação às entregas e a problemas ou alterações na padronização estabelecida, respectivamente. 

Esses são alguns exemplos, existem também indicadores de capacidade, relacionados a quantidade de processos realizados em um período de tempo, indicadores estratégicos, que auxiliam no cenário atual da marca de acordo com os objetivos e muitos outros, todos igualmente importantes para uma empresa. 

Sem métodos para analisar a performance de um projeto, no entanto, nada valeria a pena. Por isso é necessário ter bem definido uma metodologia para definir e gerir as metas, como a OKR. Assim fica estabelecido para todos, especialmente os gestores, um sistema que serve como referência e auxilia na criação de novas estratégias 

Por isso, ter uma boa organização de seus KPIs é essencial. Isso também pode ser feito com um dashboard, reunindo todos os indicadores em uma única página, permitindo fácil visualização e compartilhamento das informações. Assim é possível verificar o desempenho de vários processos e identificar pontos de preocupação, auxiliando no planejamento empresarial.

Com diversos tipos de KPIs existentes, metodologias variadas e diferentes dashboards para alinhar dentro da visão desejada pela empresa, uma consultoria pode oferecer as soluções necessárias para esse planejamento. Confira em nosso site cases e soluções e entre em contato conosco clicando aqui para saber mais.   

EPR Consultoria