METODOLOGIA OKR: A ESTRATÉGIA QUE MUDOU O GOOGLE


Com um número cada vez maior de novos negócios e startups naturalmente surgem diferentes modelos e estratégias de gestão. Dentro desse cenário, uma das metodologias mais populares é a OKR, que ganhou sua fama a ser implementada pelo Google em 1999 e é considerada uma das estratégias responsáveis por ter transformado a empresa na gigante que é hoje.

O grande diferencial da OKR está em sua simplicidade, o que faz com que possa ser utilizada facilmente por companhias de qualquer tamanho. A ideia desse método é ser direto e conciso, e a sigla explica bem isso. 

A letra O é de objetivos, que nesse caso devem ser explicitamente descritos para os colaboradores e claramente alcançáveis, de forma que todos possam imaginar esse sucesso. Já KR vem do inglês key results (resultados chave) e é sobre as metas que diretamente impactam o sucesso do objetivo. Resumidamente os objetivos são a parte qualitativa do plano e as KRs a quantitativa.  

Com os objetivos sempre na mente dos funcionários os key results servem como parâmetro para determinar se os objetivos de fato foram cumpridos dentro do período determinado. Dessa forma, eles servem também como uma ferramenta de gestão, já que observando os dados o gestor pode determinar onde mais esforço e foco são necessários.

Mas a objetividade não fica apenas nessas duas questões. As OKRs trabalham com toda a cultura empresarial, buscando processos, relatórios e planejamento mais otimizados e simples para que todos entendam a visão da empresa. E esse acaba sendo o grande diferencial, o modelo OKR é extremamente flexível, sua simplicidade teórica permite que ele seja adaptado a realidade da sua empresa e não que o gestor tenha que adaptar sua empresa a um sistema. 

Além da flexibilidade em geral e da objetividade e simplicidade das metas, outros diferenciais destacam a OKR entre as outras metodologias. Primeiramente os já mencionados objetivos são definidos para um período menor de tempo, dando mais margem para a correção e passando uma sensação de proximidade que os torna mais atingíveis.

Outros destaques incluem o foco em dados, graças aos key results, facilitando e dando maior precisão as tomadas de decisões e a transparência, já que todos compreendem os objetivos e possuem acesso aos OKRs.

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