Case Planejamento e Controle da Produção

Desafio

A instituição proporciona cursos com objetivo de fomentar o espírito empreendedor dos jovens. A organização está presente no mercado há cerca de vinte anos e possui cerca de quinze programas para alunos do ensino médio em seu catálogo de cursos. A EPR Consultoria foi contratada com intuito de estabelecer um controle sobre a relação estoque e demanda, visto que a empresa possuía excesso de estoque de alguns materiais, enquanto outros, normalmente não supriam a demanda. Consequentemente, era recorrente a falta de material didático para aplicações dos cursos e também a existência de grande quantidade de material obsoleto, os quais representavam aproximadamente 27% de todos os materiais armazenados em estoque.

Solução

Primeiramente, foi realizada uma análise geral da instituição das atividades do funcionário que realizava o controle do estoque. Posteriormente, através de curvas  ABCs, foram priorizados os cursos cujos materiais em estoque seriam dimensionados. Como os dados datavam de um horizonte de tempo pequeno e possuíam variabilidade elevada, foi necessária a utilização de um método numérico para a resolução do problema. Os resultados obtidos foram lote ótimo de materiais a ser comprado a cada reposição da empresa e quantidade mínima de cada produto que deveria existir em estoque. A partir da utilização da ferramenta Simulação de Monte Carlo para a quantidade de materiais estocados durante um longo períodos, pode-se observar a adequação do estoque à demanda e também analisar a previsão do capital imobilizado médio durante o período. Posteriormente às simulações, ocorreu um processo iterativo de busca do melhor ponto de pedido e também de tamanho de lote a ser comprado. O objetivo foi maximizar a frequência de atendimento à demanda (nível de serviço), sem elevar consideravelmente o custo médio imobilizado no período.

Resultados

Com base no estudo do estoque da instituição e nas Simulações de Monte Carlo realizadas, foi possível dimensionar, para os seis cursos priorizados, a quantidade de material a ser reposta e o momento da reposição. Os níveis de serviço ficaram acima de 98%, o que representa que a cada cem pedidos, noventa e oito deles serão atendidos no prazo. Este número representa um excelente nível de serviço, considerando que para atingir total efetividade (cem por cento dos pedidos atendidos no prazo) seria necessário um montante muito maior de capital imobilizado no estoque.

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