Análise de Operação e Otimização de Recursos no Setor Alimentício

GESTÃO POR PROCESSOS & PCP
RESUMO

Desafio

  • Otimizar os recursos humanos e financeiros de uma loja de uma grande franquia de restaurantes
 
  • Entender a capacidade de  atendimento e produção do estabelecimento

Solução

  • Mapeamento dos processos de atendimento e cozinha

  • Elaboração de uma
    ferramenta de previsão de demanda e de faturamento

Resultado

  • Redução de custo de 5,4% na folha salarial da empresa
 
  • Precisão de 92,7% na previsão de demanda

Desafio

Devido a um cenário de crise, muitas empresas estão procurando ajuda de consultorias para otimizar seus processos e, consequentemente, cortar custos desnecessários. Tendo isso em vista, uma grande franquia de restaurantes do setor alimentício procurou a EPR Consultoria com o objetivo de entender sua real capacidade de atendimento e produção de uma de suas lojas.

Solução

Foi realizado um mapeamento dos processos executados pelo setor de atendimento e da cozinha, a partir de entrevistas com os colaboradores e observação das operações. Uma previsão de faturamento, levando em consideração diferentes variáveis (como, por exemplo, dias da semana e eventos próximos ao estabelecimento) foi elaborada para que a identificação de perdas e melhorias fosse possível.

 

Dessa previsão foi possível definir o número de funcionários necessários para cada setor, em diferentes períodos do dia de forma a otimizar o funcionamento do estabelecimento em relação ao custo e produtividade. Além disso, um caderno de proposições de melhorias – baseado na metodologia de 5W2H – abordando diferentes processos na área de atendimento e na cozinha foi entregue ao cliente.

Soluções utilizadas:

Gestão por Processos

Gestão por Processos permite, por meio do mapeamento de processos, alinhar as atividades da organização com sua estratégia, priorizando aquilo que mais agrega valor.

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

0%
de redução de custos com folha de pagamento
0%
de precisão na previsão de demanda

Através da metodologia utilizada, foi possível encontrar o número ótimo de colaboradores necessários para que as operações de atendimento e cozinha funcionassem sem perder a qualidade de serviço que a empresa apresentava anteriormente ao projeto. A ferramenta de previsão de demanda desenvolvida teve um erro médio de 7,3%, apresentando grande precisão.

Esse erro foi levado em conta no momento de calcular a capacidade de pessoal da loja. Além disso, foi possível atingir uma redução de custo de 5,4% na folha salarial da empresa, fazendo com que o projeto se pagasse exatamente no tempo despendido para sua realização, que foi de três meses.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!