Controle de estoque e expedição em uma indústria eletrônica

PCP
RESUMO

Desafio

  • Otimizar o setor de estoques e expedição, a fim de torná-los mais eficientes para futuras demandas.

 

  • Compreender a movimentação dos colaboradores, os tempos de processos e a capacidade produtiva dos funcionários.  atividades. 

Solução

  • Foi desenvolvido o mapeamento dos processos, possibilitando a visualização do fluxo de atividades e na identificação de gargalos nas rotinas da empresa.

 

  • Realização de cronoanálises para realizar um estudo de capacidade completo.

Resultado

  • Dentro do estudo, foram desenvolvidos simuladores para estimativa de tempo das atividades e do processo total.

 

  • Foram feitas análises gráficas para comparações de cenários diferentes nas atividades de cada processo.
 

Desafio

Uma indústria eletrônica precisava obter um estudo de capacidade na área de logística da empresa nos setores de estoque, expedição e almoxarifado. 

O objetivo do estudo era acompanhar e mapear os principais processos a fim de compreender a capacidade produtiva dos funcionários e identificar oportunidades de melhorias e inovação para otimizar as atividades. 

Ferramenta de controle de estoque

Solução

O projeto iniciou-se com o mapeamento dos processos, possibilitando a visualização do fluxo de atividades e a identificação de possíveis gargalos nas rotinas. 

Na sequência, foram desenvolvidos diagramas de espaguete para sete processos de logística. O intuito era de identificar os locais de maior movimentação dos funcionários, pontos de movimentações repetitivas e como otimizar os trajetos dos processos.

Resultado

0
mapas de processos da indústria
0
diagramas de espaguete dos processos da logística

Após realizar o entendimento dos deslocamentos dos colaboradores e concluir a obtenção dos insumos necessários na cronoanálise, foi elaborado um estudo de capacidade individual de cada processo. 

Dessa forma, foram desenvolvidos simuladores para estimativa de tempo das atividades e do processo total. Também foram feitas análises gráficas para comparações de cenários diferentes nas atividades de cada processo.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!