logística

Logística

O QUE É?

Por meio dos projetos de Logística, é possível identificar falhas de movimentações e de entregas. A nossa solução de Logística aborda tanto a Logística Interna, como o estudo de movimentações de produtos e rotas entre estoques e máquinas, quanto a Logística Externa, envolvendo o planejamento de entrega dos produtos acabados. Dessa forma, englobando atividades de processamento de pedidos, programação de coleta e distribuição do produto.

COMO A logística PODE TE AJUDAR?

Problema

Fluxo produtivo com excesso de perdas por movimentação, com distâncias desbalanceadas entre as estações de trabalho e desorganização de materiais e produtos.

Solução

Criação de um layout otimizado por meio da análise e priorização das relações entre postos de trabalho e áreas de apoio à produção, focando na redução de movimentações e otimização do fluxo de pessoas, materiais e informações.

Problema

Estoque desorganizado, com produtos sem posições fixas e estratégicas com base em suas saídas, causando excesso de movimentações e fluxos cruzados no abastecimento e expedição dos produtos.

Solução

Redefinição do layout do estoque, analisando a saída dos itens e os agrupando em famílias, possibilitando a definição de posições estratégicas para os produtos de maior relevância

Problema

Indefinição e ineficiência dos canais de distribuição da empresa, percorrendo rotas longas e gerando gastos desnecessários e excessivos à empresa.

Solução

Análise e otimização dos canais de entrega e abastecimento das companhias e centros de distribuições, focando na redução de custos e na maior agilidade na movimentação e entrega dos produtos.

Você identificou algum dos problemas mencionados acima na sua empresa?

Análise de Layout

A análise de layout é um estudo da localização de todos os espaços da empresa, desde as estações de trabalho até as áreas de atendimento ao cliente e estoques. Ou seja, nela se faz uma análise detalhada de todas as etapas do processo, para que se possa projetar a melhor configuração dos seus recursos, visando melhorias para os seus clientes e para os seus funcionários, além do bom andamento da produção

Benefícios:

Mockup AL

Proposição de Arranjo Físico Otimizado de Linha

É realizado utilizando o método de Planejamento Sistemático de Layout (SLP), seguindo as etapas propostas: análise do fluxo de materiais e relacionamento entre as etapas, pesquisa de possibilidades e seleção. Ele consiste em relacionar os diferentes postos de trabalho e examinar a relação entre eles e a viabilidade de sua proximidade. Ao final, é selecionada uma planta ótima das possíveis elaboradas, a qual otimizará o espaço disponível.

Benefícios:

Proposição de Arranjo Físico Otimizado de Estoque

A elaboração de um arranjo físico de estoque otimizado é a reorganização do espaço, normalmente de Centros de Distribuição, para que as mercadorias sejam distribuídas da melhor maneira possível. Através de uma análise ABC, priorizam-se os produtos com mais saída, alocando-os na planta em lugares estratégicos para diminuir o tempo de abastecimento e montagem do lote a ser despachado.

Benefícios:

Análise de Movimentações

A análise de movimentos é fundamental para desenvolver a otimização dos recursos disponíveis. Ao realizá-la, obtém-se uma clara visão das movimentações dos colaboradores e quais destas são desnecessárias, resultando em perdas para o processo produtivo. Uma das ferramentas utilizadas para esta análise é o Diagrama de Espaguete. Este diagrama é construído a partir de traçados de linhas, em cima da planta do setor a se analisar, que correspondem aos caminhos que o colaborador (ou até mesmo o produto, em alguns casos) percorrem

Benefícios:

Análise de Rotas de Distribuição

A análise de rotas de distribuição possibilita a criação de padrões de cargas e distâncias para as quais se justifica a entrega do produto por determinado canal. Para isso, torna-se necessária a criação de uma ferramenta via software, capaz de realizar simulações dos dados desejados. Dessa forma, o estudo fornece uma base de padrões capaz de definir uma malha de entrega nova, otimizando as rotas e minimizando os custos.

Benefícios:

Confira alguns Cases de sucesso da EPR em Logística!

Deseja uma solução para o seu negócio?
Vamos conversar