MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM INDÚSTRIA DE TINTAS E SOLVENTES

LOGÍSTICA & GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Realizar um diagnóstico dos problemas enfrentados em diversos setores da empresa.
  • Analisar os fluxos envolvidos no dia-a-dia da empresa.
  •  
 

Solução

  • Mapeamento de processos.
  • Cronoanálises das atividades.
  • Observação dos problemas e sugestão de melhorias.

Resultado

  • Mapas das movimentações de cada processo.
  • Caderno de melhorias.


Desafio

A EPR Consultoria foi contratada por uma indústria de tintas e solventes a fim de realizar um projeto de diagnóstico do cenário atual de um determinado setor da empresa, envolvendo assim a análise de diversos fluxos que geram informações para futuras tomadas de decisão.

Solução

Ao longo da execução do projeto abordamos diversas áreas da empresa, como Almoxarifado, Produção, Laboratório, PCP e Controle de Qualidade. A partir disso, iniciamos o projeto realizando mapeamento dos fluxos envolvidos no dia-a-dia da empresa. O objetivo foi entender os processos e alcançar um conhecimento aprofundado da realidade do cliente, tendo em vista a observação de suas dores e problemas não expostos.  

Ambientados com a realidade da empresa, continuamos com a etapa de diagnosticar problemas enfrentados nos setores. Nessa fase, profundamente observadora, conseguimos extrair diversos problemas que estavam interferindo na produtividade da empresa. Desde a qualidade da operação aliada à experiência de colaboradores até a falta de um cronograma prévio para a separação de matérias-primas para o processo de produção. 

Ao longo do projeto, o contato frequente com cliente foi um dos pontos chave para realizarmos um diagnóstico de alta qualidade. Além disso, todas as dores encontradas no diagnóstico foram embasadas em dados e materiais elaborados ao longo do projeto, como cronoanálises para a comprovação da disparidade de tempos de operações, diagramas de espaguete para a demonstração de movimentações excessivas no setor de estoques, mapeamentos para a apresentação de fluxos não eficientes ou que poderiam ser alterados, entre outros.

Resultado

0
Diagramas de Espaguete
0
Melhorias de diferentes setores

Entregamos com êxito ao cliente um material que trazia diversas dores das áreas envolvidas pelo diagnóstico, de forma embasada e fundamentada. Além disso, fornecemos diagramas de espaguete que foram avaliados tecnicamente a partir dos conceitos de Engenharia de Produção, além de terem sido levadas sugestões de melhorias viáveis à realidade da empresa.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!