Otimização dos Recursos do Setor de Internação via SUS

GESTÃO POR PROCESSOS & PCP
RESUMO

Desafio

  • Melhorar o gerenciamento de leitos e de recursos no setor de internação via Sistema Único de Saúde (SUS)
 
  • Garantir a qualidade dos serviços prestados, reduzir o tempo de espera dos pacientes e reduzir o tempo médio de internação no setor.

Solução

  • Elaboração de uma ferramenta de gerenciamento de leitos no Excel
 
  • Padronização de processos através de POP’s e sugestão de melhorias

Resultado

  • Aumento de 120% no número de altas em dois meses
 
  • Atualização de 600 POP’s

 

  • Melhoria na gestão dos leitos, baseada na descentralização da informação e no aumento do conhecimento sobre a situação do setor
 
 

Desafio

Baseada nas práticas de Lean Healthcare, a EPR Consultoria desenvolveu um projeto de consultoria em um hospital beneficente, visando um melhor gerenciamento de leitos e de recursos no setor de internação via Sistema Único de Saúde (SUS). As metodologias adotadas para a execução do projeto foram visitas ao local, entrevistas com os colaboradores e estudo das novas práticas de Engenharia de Produção na saúde

A equipe dividiu o seu trabalho em 3 frentes de atuação: a elaboração de uma ferramenta de gerenciamento de leitos, realização de uma Semana da Qualidade e implementação de ações para auxiliar a desospitalização dos pacientes internados via SUS. O objetivo do conjunto dessas ações foi, primariamente, aumentar a eficiência do atendimento aos pacientes, garantindo um atendimento seguro e qualificado.

Solução

O primeiro passo foi a elaboração do Gerenciador de Leitos, uma ferramenta em Excel integrada ao software do hospital que visa proporcionar à equipe multidisciplinar uma visão estratégica dos 45 leitos do SUS. Com ferramentas visuais, tem como objetivo dar destaque à previsão de alta dos pacientes e, assim, servir de base para que se tomem as medidas necessárias para agilizar a liberação do paciente.

 

Em seguida, foi realizada a Semana da Qualidade, na qual houve a revisão de todas as rotinas internas da instituição e permitiu o aprimoramento dos procedimentos operacionais padrão (POPs) de cada setor. Isso permitiu que gestores e diretores, em conjunto com as suas equipes, pudessem revisar, atualizar e aprimorar efetivamente todos os procedimentos padrão, garantindo a sua eficiência.

 

Já a terceira frente de atuação foi a implementação de ações inovadoras na dispensação de medicamentos – a Terapia Antimicrobiana Sequencial: pacientes que ficariam internados apenas para receber o antibiótico endovenoso recebem de graça o medicamento via oral para concluírem o tratamento em casa. Profissionais da saúde garantem a eficiência do método e ressaltam que, além de proporcionar um maior giro dos leitos, há benefícios indiretos como a redução da frequência de infecções hospitalares.

Soluções utilizadas:

Gestão por Processos

Gestão por Processos permite, por meio do mapeamento de processos, alinhar as atividades da organização com sua estratégia, priorizando aquilo que mais agrega valor.

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

0 %
de aumento no número de altas em 2 meses
0
POP's atualizados

Dentre os resultados do projeto, está o sucesso da Terapia Antimicrobiana Sequencial, que possibilitou um aumento de 5 altas em Janeiro para 11 altas em Março. Com isso, de Janeiro a Outubro de 2017, conseguiu-se uma redução de custos de mais de R$15.000 apenas com a diferença entre os antibióticos via oral e endovenoso, além da economia do custo das diárias evitadas. Além disso, durante a Semana da Qualidade, foram atualizados cerca de 600 POP’s referentes a 37 áreas do hospital

.

Por fim, a implementação do projeto possibilitou uma redução no tempo médio de internação dos pacientes e uma melhoria na gestão dos leitos, baseada na descentralização da informação e no aumento do conhecimento sobre a situação do setor. O projeto também proporcionou um aumento na confiabilidade dos procedimentos, por meio da utilização de um método de aprimoramento sistêmico em todos os setores e, principalmente, para todas as pessoas do Hospital.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!

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GESTÃO POR PROCESSOS & PCP
RESUMO

Desafio

  • Melhorar o gerenciamento de leitos e de recursos no setor de internação via Sistema Único de Saúde (SUS)
 
  • Garantir a qualidade dos serviços prestados, reduzir o tempo de espera dos pacientes e reduzir o tempo médio de internação no setor.

Solução

  • Elaboração de uma ferramenta de gerenciamento de leitos no Excel
 
  • Padronização de processos através de POP’s e sugestão de melhorias

Resultado

  • Aumento de 120% no número de altas em dois meses
 
  • Atualização de 600 POP’s

 

  • Melhoria na gestão dos leitos, baseada na descentralização da informação e no aumento do conhecimento sobre a situação do setor
 
 

Desafio

Baseada nas práticas de Lean Healthcare, a EPR Consultoria desenvolveu um projeto de consultoria em um hospital beneficente, visando um melhor gerenciamento de leitos e de recursos no setor de internação via Sistema Único de Saúde (SUS). As metodologias adotadas para a execução do projeto foram visitas ao local, entrevistas com os colaboradores e estudo das novas práticas de Engenharia de Produção na saúde

A equipe dividiu o seu trabalho em 3 frentes de atuação: a elaboração de uma ferramenta de gerenciamento de leitos, realização de uma Semana da Qualidade e implementação de ações para auxiliar a desospitalização dos pacientes internados via SUS. O objetivo do conjunto dessas ações foi, primariamente, aumentar a eficiência do atendimento aos pacientes, garantindo um atendimento seguro e qualificado.

Solução

O primeiro passo foi a elaboração do Gerenciador de Leitos, uma ferramenta em Excel integrada ao software do hospital que visa proporcionar à equipe multidisciplinar uma visão estratégica dos 45 leitos do SUS. Com ferramentas visuais, tem como objetivo dar destaque à previsão de alta dos pacientes e, assim, servir de base para que se tomem as medidas necessárias para agilizar a liberação do paciente.

 

Em seguida, foi realizada a Semana da Qualidade, na qual houve a revisão de todas as rotinas internas da instituição e permitiu o aprimoramento dos procedimentos operacionais padrão (POPs) de cada setor. Isso permitiu que gestores e diretores, em conjunto com as suas equipes, pudessem revisar, atualizar e aprimorar efetivamente todos os procedimentos padrão, garantindo a sua eficiência.

 

Já a terceira frente de atuação foi a implementação de ações inovadoras na dispensação de medicamentos – a Terapia Antimicrobiana Sequencial: pacientes que ficariam internados apenas para receber o antibiótico endovenoso recebem de graça o medicamento via oral para concluírem o tratamento em casa. Profissionais da saúde garantem a eficiência do método e ressaltam que, além de proporcionar um maior giro dos leitos, há benefícios indiretos como a redução da frequência de infecções hospitalares.

Soluções utilizadas:

Gestão por Processos

Gestão por Processos permite, por meio do mapeamento de processos, alinhar as atividades da organização com sua estratégia, priorizando aquilo que mais agrega valor.

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

0 %
de aumento no número de altas em 2 meses
0
POP's atualizados

Dentre os resultados do projeto, está o sucesso da Terapia Antimicrobiana Sequencial, que possibilitou um aumento de 5 altas em Janeiro para 11 altas em Março. Com isso, de Janeiro a Outubro de 2017, conseguiu-se uma redução de custos de mais de R$15.000 apenas com a diferença entre os antibióticos via oral e endovenoso, além da economia do custo das diárias evitadas. Além disso, durante a Semana da Qualidade, foram atualizados cerca de 600 POP’s referentes a 37 áreas do hospital

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Por fim, a implementação do projeto possibilitou uma redução no tempo médio de internação dos pacientes e uma melhoria na gestão dos leitos, baseada na descentralização da informação e no aumento do conhecimento sobre a situação do setor. O projeto também proporcionou um aumento na confiabilidade dos procedimentos, por meio da utilização de um método de aprimoramento sistêmico em todos os setores e, principalmente, para todas as pessoas do Hospital.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!

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