Case Gestão por Processos

Desafio

A empresa em questão, atuante no ramo de venda de móveis e decoração, procurou a EPR Consultoria com o objetivo de estudar os seus processos que envolviam o processo de venda. O mercado em que a empresa atua vem se tornando mais exigente e competitivo no que diz respeito à qualidade do produto, do atendimento no ato da venda e até a maneira como é realizado a pós-venda e suporte técnico. Para tanto é necessário que a empresa possua padrões a serem seguidos pelos colaboradores a fim de garantir a qualidade desejada.

Solução

A abordagem da equipe de projetos teve foco sobre os processos de venda e todos os outros que possuíam alguma interação com eles. Em um primeiro momento foram priorizados os produtos de maior relevância na questão de volume de vendas e importância financeira e realizada a unificação em famílias de produtos com processos semelhantes. A partir disso foram realizadas entrevistas com todos os colaboradores envolvidos nos processos e elaborados mapas de processos da situação atual. Com os mapas prontos iniciou-se a etapa de percepção de possíveis melhorias como a eliminação de pontos de retrabalho, de problemas de comunicação ou deslocamentos desnecessários. Após os levantamentos de todas as possibilidades de melhoria e as suas respectivas validações com o cliente ocorreu a elaboração dos mapas da situação futura, que mostram como os atuais processos poderiam ser realizados de maneira mais linear e eficiente.

Resultados

O projeto teve como principal resultado a elaboração de fluxos padrões que auxiliarão a empresa na criação de uma cultura de boas práticas, facilitando a integração de novos colaboradores e servindo de base para futuras melhorias. Os processos propostos tornaram os fluxos mais lineares, diminuído cruzamentos entre setores e evitando problemas de comunicação. Além disso, foram elaborados documentos mostrando o passo a passo de sub processos que envolviam o uso de softwares da empresa agilizando o aprendizado e tornando mais dinâmicos os colaboradores. Através deste trabalho a equipe da EPR Consultoria conseguiu entregar um material de qualidade que norteará o desenvolvimento de mais um cliente.

Hand drawing empty diagram