QUAIS PASSOS UMA FRANQUIA DEVE SEGUIR PARA TER SUCESSO? DESCUBRA AQUI

Tempo de Leitura: 4 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

É de brilhar os olhos a oportunidade de negócio que uma franquia tem. Mas você já se perguntou o que é necessário para ser um franqueado de sucesso?

O investimento em uma franquia é uma ótima forma de se alcançar o tão sonhado negócio próprio. Além do investimento não precisar ser tão alto, ter uma franquia é a certeza de trabalhar em uma marca que já está em um nível de maturidade maior.

Hoje, é possível encontrar uma série de franquias baratas que podem trazer renda extra, algumas até mesmo fazendo o trabalho de casa.  Independente do modelo definido, bons negócios que fazem ganhar dinheiro seguem padrões de qualidade altos.

Você sabe quais são esses aspectos?

Veja abaixo 5 pontos essenciais que precisam ser levados em consideração!

 

1. FUNCIONÁRIOS BEM TREINADOS E CAPACITADOS!

O engajamento dos colaboradores é essencial para o sucesso da franquia. É um grande desafio encontrar bons funcionários e é de extrema importância investir na capacitação deles.

Dedicar tempo para transmitir os valores da marca e orientar constantemente os colaboradores na execução de suas tarefas com excelência é algo essencial para o bom funcionamento da franquia.
Com um time dedicado, o franqueado consegue implementar estratégias de crescimento mais facilmente.

 

2. ALINHAMENTO COM A MARCA

Toda marca possui valores bem claros que garantem o diferencial da empresa.
O franqueado, então, precisa alinhar os seus valores com os da marca. Entender o conceito do negócio facilita o relacionamento com o franqueador e permite que a unidade transmita os conceitos da marca com mais propriedade. Tudo isso gera mais valor ao produto final.

Geralmente, o cliente que frequenta franquias gosta do ambiente e da forma de trabalho do estabelecimento.

O alinhamento com os valores da marca e o bom treinamento dos funcionários permite a transmissão de todos os conceitos e acarreta na satisfação do cliente.

 

3. TER UM BOM ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL

Existem diversas franquias que vendem o mesmo produto ou serviço e o grande diferencial entre elas é basicamente o atendimento.

Hoje, quando se fala em atendimento de qualidade, deve-se pensar em uma experiência de compra de qualidade.

E para desenvolver o produto ou serviço com mais agilidade e qualidade, é importante ter padrões de produção bem estabelecidos. Obter um bom padrão de produção só é possível conhecendo as operações necessárias para entregar ao cliente. Assim o mesmo processo realizado constantemente, pode ser melhorado.

Além disso, o layout da empresa influencia diretamente na qualidade de entrega. Tanto layout interno facilitando o tempo de produção, quanto o layout externo para o cliente, criando um ambiente confortável.

Também, é importante dimensionar quantas pessoas são realmente necessárias para o atendimento. Muitas vezes os gestores pecam no número de pessoas contratadas, sendo esse número maior ou menor que o necessário.

Pessoas paradas na frente do seu negócio, esperando o cliente entrar, dão a sensação de falta de qualidade a quem olha de longe. Essa sensação se chama de prova social e pode ser, até mesmo, uma arma de persuasão para vendas.

Procure ter um equilíbrio no número de funcionários. Foi isso que fizemos em uma rede de restaurantes do Rio Grande do Sul, que além de ter menos pessoas ociosas, está diminuindo seus custos!

 

4. CONHECIMENTO PROFUNDO NA GESTÃO DO NEGÓCIO: SÓ SE PODE MELHORAR O QUE SE CONTROLA

A gestão do negócio deve ser acompanhada desde o começo da franquia. Avaliar o faturamento e possuir outros indicadores de desempenho é importante para futuras melhorias.

A análise alguns indicadores como custo total do produto, ticket médio de venda, quantidade de clientes e lucratividade é fundamental para embasar tomadas de decisão em negócios bem sucedidos.

 

Quando bons indicadores são construídos, boas metas podem ser determinadas.

É importante, ainda, que a meta tenha tantos detalhes e desdobramentos quanto possa ter. Imagine a meta de aumentar o faturamento da sua loja em 30% no próximo trimestre e se pergunte:

sua venda depende só de vendedores externos? Qual a meta deles com base no indicador de conversão? Ao invés de aumentar a produção, não é possível aumentar somente a produtividade? Em quantos por cento? Como os demais setores da sua empresa afetam as suas vendas? Quais resultados eles precisam obter?

 

Metas são tão essenciais que o célebre professor Falconi menciona frequentemente:

 

“Quem não mede não gerencia”.

 

Além disso, possuir metas a serem batidas permite tanto ao dono quanto aos funcionários motivação e controle do negócio.

Uma meta tradicional nos negócios é a de expansão. Entretanto, o que isso acarreta? É necessário saber quais são os requisitos para que a expansão seja benéfica e não leve a empresa a falência.

Assim, a capacidade produtiva da empresa também precisa ser avaliada, caso exista uma possível expansão do negócio. Possuir conhecimentos técnicos produtivos, como o tempo de produção, a produtividade ou a taxa de preenchimento de estoques, permite ao franqueado fazer essa avaliação corretamente.

 

5. OBSERVE A SAZONALIDADE

As vendas em uma franquia podem variar diariamente por diversos motivos e há momentos que o franqueado, dificilmente, pode alterar essas vendas. Logo o ideal é ter conhecimento dessa variedade.

Estar preparado para a baixa temporada, possuir estoques organizados e ter uma previsão de demanda é essencial.

Em momentos de baixa lucratividade, as perdas devem ser minimizadas ao máximo. Ter o conhecimento do estoque necessário a ser adquirido para atender a demanda pode fazer a diferença entre o sucesso ou não de uma franquia.

 

CONCLUSÃO

Ter múltiplos conhecimentos acerca de administração e engenharia de produção são extremamente importantes para que um franqueado se diferencie no mercado. Ninguém quer ser mais do mesmo.

Então, é importante se diferenciar pela experiência, pelo controle de indicadores com suas respectivas metas e pelo alinhamento com os valores da sua marca.

Busque um aperfeiçoamento constante e não deixe de lado setores que podem parecer secundários.

 

Um negócio é como uma engrenagem que precisa estar em constante manutenção, até o ponto de atingir a excelência de aperfeiçoamento orgânico.

 

voltar ao topo

Saiba mais