PCP - Planejamento e controle de produção

card pcp

O QUE É?

O escopo de Planejamento e Controle da Produção viabiliza, de uma maneira geral, estruturar e possibilitar o gerenciamento assertivo da produção e de seus setores de apoio. A EPR Consultoria atua fortalecendo o PCP das empresas na organização dos processos, mensurando a capacidade produtiva das operações e realizando o balanceamento dos operadores e a otimização de setups. Assim, estabelecendo fluxos contínuos e realizando o dimensionamento e organização de estoques, classificando itens prioritários e construindo ferramentas de controle. Isso possibilita a maior integração entre os setores produtivos e a visão sistêmica da operação.

COMO O PCP PODE TE AJUDAR?

Problema

Falta de previsibilidade e noção da real capacidade produtiva da operação, impossibilitando a organização de pedidos e de um planejamento da produção assertivo.

Tomada de tempos e mensuração da capacidade de cada operação do processo produtivo, identificando os principais gargalos e possibilitando a organização produtiva e o balanceamento entre as estações de trabalho.

Problema

Incerteza nos níveis de estoque dos produtos, sua quantidade mínima e reposição, dependendo do conhecimento empírico de colaboradores para a realização da gestão do estoque.

Realização de análise e clusterização dos SKU´s e construção de uma ferramenta automatizada que possibilita a definição dos lotes de reposição, análises quantitativas e gráficas do consumo dos itens e o gerenciamento geral do estoque.

Problema

Distribuição errônea de colaboradores entre as linhas produtivas, gerando estoques intermediários, desbalanceamento de capacidade produtiva e gargalos entre as operações.

Tomada de tempos e identificação do takt time de cada operação, possibilitando o cálculo de mão-de-obra ideal por processo e sua distribuição ao longo da linha produtiva. 

Você identificou algum dos problemas mencionados acima na sua empresa?

Estudo de Capacidade Produtiva

Com a coleta de amostras de tempo das atividades do processo produtivo, é possível extrair informações valiosas para o entendimento da capacidade produtiva do negócio. Ao identificar as atividades gargalos e o modo que elas agregam valor, pode-se determinar a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue entregar com os recursos disponíveis, em um determinado tempo. Dessa forma, consegue-se traçar estratégias para melhor equilibrar produção e demanda, evitando perdas de oportunidades e atrasos.

Benefícios:

Planilha Estudo de Capacidade

Dimensionamento de Estoque

O dimensionamento de estoque define o momento em que novos materiais serão adquiridos, tendo como objetivo, garantir que os pedidos feitos sejam entregues nos prazos determinados, evitando possíveis excessos.

Benefícios:

Planilha dimensionamento de estoques

Ferramenta de Controle de Estoque

O controle de estoque proporciona o monitoramento do fluxo de entrada e saída de produtos, garantindo um bom funcionamento das operações dependentes de tais mercadorias. Por meio de ferramentas adequadas, é possível reduzir custos, otimizar operações e agilizar processos logísticos, aumentando a produtividade da empresa. Dessa forma, os processos operacionais e gerenciais ganham velocidade e eficiência.

Benefícios:

Estudo de Viabilidade

O estudo de viabilidade é uma ferramenta utilizada com o objetivo de avaliar a possível eficiência prática de um plano de ação, fabricação de produto ou de um novo método de processo. De modo geral, responde a dúvida se a alteração planejada é viável a partir de 3 pilares principais: viabilidade econômica, viabilidade de capacidade e viabilidade técnica. Assim, através de perguntas como “o quê?”, “quando?” e “como?”, com o auxílio de controle de indicadores baseados nesses pilares, será possível fazer uma decisão de aplicação da alteração baseada nas possibilidades de fracasso e sucesso.

Benefícios:

Mockup - estudo de viabilidade

Balanceamento de Linha

O balanceamento de linha tem como objetivo desenvolver ações eficazes para fazer com que o processo produtivo ocorra de forma contínua e padronizada. A ideia principal do balanceamento de linha é anular os gargalos de produção, proporcionando o máximo de produtividade e eficiência do processo mantendo o ritmo de trabalho, utilizando de forma otimizada os recursos disponíveis. Para a aplicação da ferramenta os processos da linha produtiva são mapeados, de modo que seja possível encontrar os pontos críticos e assim, criar um planejamento e controle de produção, levando a maximização da capacidade produtiva.

Benefícios:

Análise de Setup

 A análise do tempo de setup tem como objetivo estudar o tempo de parada das máquinas – seja na preparação ou troca de ferramentas – na sua empresa. A partir desse estudo, a EPR Consultoria utiliza metodologias da engenharia de produção e propõe a implantação de novas técnicas para reduzir o tempo de setup, gerando maior lucratividade nas linhas produtivas.

Benefícios:

Confira alguns Cases de sucesso da EPR em PCP!

OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS DO SETOR DE INTERNAÇÃO VIA SUS

PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – Baseada nas práticas de Lean Healthcare, a EPR implementou ações para garantir a qualidade dos serviços prestados, reduzir o tempo de espera dos pacientes e reduzir o tempo médio de internação no setor. Isso culminou em um aumento de 120% no número de altas em 2 meses.

Leia mais »

Deseja uma solução para o seu negócio?
Vamos conversar