ESTUDO DE LAYOUT PARA UMA DISTRIBUIDORA DE CIGARROS

LOGÍSTICA
RESUMO

Desafio

  • Desenvolver uma nova organização física do espaço de estoque para atender ao aumento da demanda. 
  • Entendimento dos pontos críticos do processo para entender a necessidade de dimensionamento do espaço físico.

Solução

  • Elaboração dos cenários possíveis.  
  • Teste das possibilidades de dimensionamento físico, bem como ponderadas as alternativas junto ao cliente.  

Resultado

  • Três proposições de layout, todas com a adição de um novo flow rack, fator determinante para o aumento da capacidade produtiva da distribuidora.
  • Mapeamento do fluxo dos processos da empresa.

Desafio

Uma grande distribuidora de cigarros da região metropolitana de Porto Alegre procurou a EPR Consultoria para elaborar um novo layout para sua empresa, uma vez que a quantidade de produtos iria aumentar consideravelmente e, diante disso, necessitavam de mais espaço. 

Dessa forma, estruturou-se várias análises da quantidade de saída e entrada de produtos, além da compreensão do funcionamento do flow rack (prateleira que auxilia na separação e empacotamento das caixas de produtos), para serem realizadas proposições de layout.

Solução

Os resultados finais foram extremamente satisfatórios. Diferentemente do cenário encontrado, os layouts propostos continham áreas bem definidas: uma área de separação (onde se encontravam os flow racks), uma área de estoque de cigarros, uma área de estoque de outros produtos e uma área para distribuição (área para carregamento de caminhões e carros).

Resultado

Proposições de Layout
0
de Aumento da Otimização do Espaço
5 5 %

Na nova área de estoque de cigarros, dobrou-se a capacidade, possibilitando o estoque de 24 milhões de cigarros. Na área de outros produtos, o espaço passaria a caber 18 pallets, nove a mais que o cenário atual comporta. 

Por fim, foi criada uma área para a distribuição, sendo dividida em 3 espaços, uma para cada rota de entrega, e comportando 40 pallets. Ao final, as proposições de layout tornaram o fluxo de todos processos otimizado e com a capacidade ideal de funcionamento.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!

URL List