O USO da análise de custos para avaliar a precificação de produtos de uma marmoraria

ANÁLISE DE CUSTOS
RESUMO

Desafio

  • Validação de todo o sistema de custeio.
  • Criação de uma ferramenta para precificação.

Solução

  • Análise do sistema contábil com identificação de possíveis melhorias parar implementar.
  • Elaboração de uma ferramenta gerencial com os custos, despesas e gastos da empresa para facilitar o monitoramento e a correta precificação e orçamentação dos produtos e serviços.

Resultado

  • Análise contábil.
  • Ferramenta de precificação e orçamentos.

Desafio

Uma empresa  referência no mercado de mármores e granitos da região carbonífera, localizada em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, contratou a EPR Consultoria para  entender melhor os custos envolvidos nos seus produtos e identificar o impacto no preço final. 

De forma geral, o mercado marmoreiro calcula seus preços baseando-se apenas no preço da pedra, a qual é a matéria-prima principal. Portanto, foi realizado o levantamento de dados em relação aos custos fixos, custos variáveis, processos produtivos e o entendimento global de todo o sistema. 

Com essas informações foi possível validar o atual sistema identificando os aspectos a serem otimizados para auxiliar nas tomadas de decisão da empresa.

Solução

Para alcançar o objetivo proposto, os membros do projeto realizaram uma análise do sistema de custeio. Primeiro, fizeram o levantamento de uma série de dados de produção e movimentação de caixa da empresa, identificando principalmente custos e despesas. Em seguida, distribuíram os gastos encontrados entre os setores da empresa, detectando onde estavam as maiores despesas. 

Por meio dessa análise, foi  possível calcular de que forma as despesas da empresa poderiam ser absorvidas pelo preço cobrado por cada produto. Além de encontrar o custo por minuto de cada etapa da produção e quantificar o custo real de cada item produzido na empresa.

Todas as etapas do projeto foram realizadas à distância, através de reuniões virtuais com os colaboradores da empresa.

Resultado

0
Planilha de custos automatizada

A análise dos custos da empresa gerou como resultado uma planilha unificada e automatizada, que rateia todos os custos, despesas e amortizações. Assim, o preço final cobrado passou a absorver todos os gastos de processo e manutenção da empresa, já considerando impostos e a margem de lucro desejada entre os itens produzidos. 

Além da planilha, a equipe do projeto desenvolveu um manual da ferramenta, explicando suas funções e também como cada valor apresentado havia sido calculado. 

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!