A EPR Consultoria foi contratada por uma grande produtora de picolés e sorvetes do Sul do Brasil com o objeto de realizar um projeto de estudo de capacidade. Assim, seria possível localizar possíveis gargalos na produção, com intuito de otimizá-los ao máximo para que a máxima produtividade fosse alcançada
Além disso, o projeto ainda incluía a realização e a entrega de um Caderno de Melhorias, que são várias melhorias recomendadas pela equipe da EPR para a melhoria contínua da empresa.
O primeiro passo para iniciar o projeto foi a realização de coletas de dados e tempos dos processos produtivos durante um período de um mês e meio.
Após isso, todos os 511 dados coletados foram agrupados para que fosse possível analisá-los da maneira correta. Dentro de todas as análises feitas, estavam a comparação de picolés de diferentes sabores, e foi constatado que havia uma diferença, mesmo que pequena, entre seus tempos de produção.
Por fim, para a criação de uma ferramenta de análise de produtividade, foram utilizados alguns indicadores de produtividade, como ITO, IPO e IAP, para que a fábrica buscasse sempre se manter acima dessa margem
Com base na ferramenta feita pela EPR Consultoria, várias decisões poderiam ser tomadas, e os dados estariam dispostos de janeiro a dezembro. Ao ser alimentada com a base de dados, a planilha geraria porcentagens de produtividade e estas deveriam ser comparadas com os indicadores de de produtividade mundialmente reconhecidos, para assim serem aprovadas ou não.
Dessa maneira, os processos que ficassem abaixo de tais indicadores deveriam ser otimizados, sendo possível, dessa forma, achar o gargalo da produção.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!