A EPR Consultoria foi contratada para identificar gargalos produtivos e mensurar a real capacidade produtiva dos setores de PTH e de retrabalho de uma indústria de componentes eletrônicos. A empresa em questão tinha o objetivo de dobrar a capacidade produtiva nos anos seguintes e trabalhava com base na metodologia de inovação e melhoria contínua. Portanto, além de entender os limites produtivos, o cliente tinha interesse, também, em propostas de melhorias que visassem aumentar a produtividade e diminuir as perdas dos setores em questão.
A equipe da EPR consultoria acompanhou o setor de PTH para familiarizar-se e entender, de forma aprofundada, os processos desse setor. A partir disso e de dados históricos das vendas da empresa, a equipe identificou e selecionou os seis produtos que que representavam a curva A da produção da fábrica. Assim, foi possível realizar um estudo que indicasse os níveis de capacidade disponíveis e reais dos processos cronometrados e,então, entender os níveis de eficiência e de utilização da linha produtiva. A partir desse estudo realizado, a equipe desenvolveu um material de Caderno de Melhorias, com 20 propostas de melhorias descritas detalhadamente e mensuradas em relação ao seu impacto e viabilidade.
Por meio desse projeto, o cliente obteve um resultado fidedigno da capacidade produtiva da empresa, com dados de utilização e eficiência da capacidade disponível. As mais de 45 horas de cronoanálise realizadas proporcionaram um grande banco de dados sobre os tempos dos processos, o qual viabilizou a criação de uma ferramenta em VBA para o balanceamento da cadeia de produção. Ademais, a equipe entregou à empresa 20 propostas de melhoria bem estruturadas que podem propulsionar a empresa a alcançar o objetivo de dobrar a produção.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!