A EPR Consultoria participou em um projeto com uma iniciativa de reparo de aparelhos afetados pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul. O projeto focou no gerenciamento e organização dos voluntários e na definição das suas responsabilidades, além do planejamento de manejo dos eletrônicos envolvidos. Portanto, o desafio foi entregar a prazo para poder ajudar quem necessitava.
Inicialmente, foi realizado um mapeamento para entender como os setores de reparo dos componentes eletrônicos estão organizados e a sequência de operações necessárias, como desmonte, limpeza e testagem.
Após determinar a melhor ordem para consertar os eletrônicos danificados, foi organizado a alocação dos voluntários em setores conforme suas especializações técnicas, formando equipes dedicadas a cada fase do processo.
Após a distribuição das equipes, foi desenvolvida uma planilha para facilitar o acompanhamento dos eletrônicos, registrando entradas, saídas e diagnósticos. Isso permitiu monitorar o processo geral, incluindo o status dos aparelhos cadastrados e sua localização nos diversos setores.
A divisão de equipes permitiu maior eficiência ao aproveitar a capacidade técnica de todos, facilitando a comunicação.
Além disso, a automação da planilha de acompanhamento ajudou a evitar retrabalhos no monitoramento e possíveis perdas de informações pela equipe responsável.
Essas medidas contribuíram para tornar a ação de ajuda aos afetados pelas enchentes mais efetiva e organizada, atendendo melhor às demandas emergentes.
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