Estudo de layout remoto para siderúrgica de Fortaleza

Estudo de layout
RESUMO

Desafio

  • Reduzir tempo de separação e carregamento;

 

  • Reorganizar a disposição dos materiais no galpão da empresa a partir da priorização de acordo com o a saída de cada produto;

 

  • Traçar um plano de ação com a chegada do Covid-19 ao Brasil, no auge da execução dos entregáveis, quando os encontros com o cliente são essenciais.

Solução

  • Mapeamento da dinâmica da filial;

 

  • Análise ABC dos produtos;

 

  • Graficação do layout atual e futuro.

Resultado

  • Caderno com mais de 20 propostas de melhorias;

 

  • Aumento de 78% da capacidade produtiva.

Desafio

Uma grande siderúrgica contratou a EPR Consultoria para replicar um projeto já executado em outras filiais, desta vez na sede de Fortaleza. Porém, os desafios fugiam do padrão visto nas sedes distintas e exigiam soluções inovadoras. 

O objetivo do projeto foi definir um layout otimizado e reduzir o tempo de separação e carregamento. Para isso, a equipe da EPR realizou frequentes brainstormings e reuniões em sala e elaborou os entregáveis em equipe para melhorar a troca de ideias. 

Em meio a todo esse planejamento, a Covid-19 chegou ao Brasil e exigiu mudanças urgentes em toda a logística de trabalho.

Solução

estudo de layout

A equipe passou 2 semanas em Fortaleza para realizar coletas, obtendo mais de 30 horas de cronoanálise in loco. Lá também foi possível realizar entrevistas com colaboradores e mapear a dinâmica e os produtos da filial.

Já em Porto Alegre, no regime home office por conta da pandemia, realizou-se a avaliação dos dados coletados. Primeiramente, foi feita uma análise ABC dos produtos. Depois, a equipe graficou um layout da situação atual da filial. Por fim, foi possível desenhar um layout futuro com proposições de melhorias para a dinâmica dos processos realizados.

Houve, especialmente, toda a reestruturação interna da equipe, adaptando também a comunicação com o cliente, o qual se encontrava a 4.000 km de distância. Para que o andamento do projeto fosse eficiente, principalmente no momento de adversidades gerado pela COVID-19, fez-se necessário um contato muito próximo com o cliente. Assim, realizaram-se reuniões remotas periódicas, além de repasses sempre que necessário.

Resultado

0 %
Aumento da capacidade produtiva
+ 0
Proposições de melhorias

Após remodelar todo o layout da filial e realizar um caderno com mais de 20 propostas de melhorias, entregou-se ao cliente um aumento de 78% da capacidade produtiva. 

Ademais, apesar de todas as mudanças estruturais e metodológicas causadas pelo Covid-19, o projeto obteve NPS 10, ratificando o impacto causado e a satisfação do cliente. Além disso, obteve-se uma média de 38% de redução de tempo de deslocamentos do processo.

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