Uma renomada empresa do ramo madeireiro percebeu a necessidade de se manter competitiva no mercado. Com isso em vista, procurou a EPR para adotar uma política de redução de seus custos com o intuito de atingir esse objetivo.
Sendo assim, foi desenvolvida uma proposta com foco de melhoria e de contenção de gastos nas movimentações de maquinário e de matéria-prima que acontece no pátio de madeiras.
Inicialmente foi feita uma análise do layout do pátio de madeiras, a qual foi de suma importância para compreender a situação da área e fazer uma análise do quais mudanças fariam sentido.
Após o desenho de Layout, foi realizado um mapa de fluxo de valor das atividades que ocorrem no local, o que possibilitou tanto observar desperdícios, quanto auxiliar na visualização de focos de melhoria. Logo depois, fez-se um estudo sobre a quantidade e capacidade de estocagem dos produtos no pátio de madeiras.
Por fim, foi entregue um relatório de melhorias, o qual engloba tanto aperfeiçoamentos em layout quanto a utilização de diferentes tipos de maquinários no estoque, além da alocação dos mesmos. Ademais, criou-se uma priorização das melhorias conforme seu impacto nas movimentações dentro dos estoques.
Foi gerada uma redução de 11% do consumo de combustíveis para o funcionamento das máquinas. Isso ocorreu por meio de um treinamento de boas práticas com os colaboradores e pela implementação de um indicador de registro de abastecimento para maior controle dos gestores.
Além disso, graças a utilização de cronoanálises, foi possível agilizar o processo de descarregamento dos caminhões da empresa. Desse modo, a capacidade de descarregamento se tornou duas vezes maior.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!