Mapeamento de processos no setor de contabilidade

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Visualizar o modo como os processos são executados no setor de contabilidade de uma empresa de exportação e importação.
  • Identificar gargalos e melhorias no setor de contabilidade.

Solução

  • Um mapa detalhado de processos setorizados foi construído a partir de pesquisas qualitativas e de fluxos individuais.
  • Aprofundamento nos detalhes do mapa, partindo para uma avaliação individual de processos, a fim de entender todos os seus custos e tempos envolvidos.
  • O mapa demonstra quais atividades poderiam ser otimizadas em relação ao tempo e quais poderiam ter seus custos reduzidos se reconduzidas a outros colaboradores.

Resultado

  • Identificação de atividades realizadas pela área analisada que eram de responsabilidade – parcial ou integral – dos setores próximos à área de contabilidade.
  • Setor da contabilidade gasta 21% do seu tempo com atividades de outros segmentos, o que representa 17% de seu custo.
  • Quase uma semana de trabalho gasta dentro de um mês para atividades que não são do setor de contabilidade.

Desafio

Uma renomada empresa da rede de Importações e Exportações, buscou os serviços da EPR Consultoria. Com o objetivo de fazer uma análise detalhada da execução dos processos na área de contabilidade.

Esse projeto teve como objetivo identificar e solucionar os possíveis gargalos, além de encontrar oportunidades de aprimoramento, na área de contabilidade.

Solução

                                  

A EPR Consultoria desenvolveu um mapeamento dos processos setorizados, utilizando pesquisas qualitativas e fluxos individuais, realizadas com todos os colaboradores. Esse estudo permitiu uma avaliação detalhada dos custos e tempos envolvidos em cada processo, o que constatou a identificação prévia dos gargalos.

Usando de base, os dados coletados pelos nossos colaboradores, foi possível encontrar e confirmar todos os gargalos e falhas que ocorriam na área de contabilidade daquela empresa.
Após a análise, identificamos oportunidades de reduzir e otimizar o tempo de certas atividades. As de maior custo seriam reduzidas ou repassadas a outros colaboradores, se possível.

Resultado

do tempo gasto em contabilidade eram para outro setor
0 %
dos custos do setor de contabilidade são gastos com outros segmentos
0 %

 

 

A análise permitiu identificar quais atividades eram de outros setores, e estavam delegadas ao setor de contabilidade. Concluiu-se que cerca de 21% do tempo gasto em contabilidade, na verdade, eram de responsabilidade de outro setor.

Esse tempo, era responsável por representar 17% do custo. Assim, a EPR, através dessas análises, sinalizou a empresa desses diversos problemas no setor contábil.