Mapeamento do setor de recursos humanos

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Desburocratizar setor de RH em veículo de comunicação.
  • Mais transparência e agilidade no processamento e transmissão de informações.

Solução

  • Visitas ao local para identificação de problemas.
  • Mapeamento macro de todos os setenta e dois processos.
  • Cronoanálises das atividades realizadas pelos colaboradores.

Resultado

  • Mapa dos processos, feito de forma dinâmica e altamente alinhada com os interesses dos gestores do departamento de Recursos Humanos.
  • Reconhecer quais tarefas eram necessárias e quais representavam perdas e burocratização desnecessárias.
  • Padronização e gestão do conhecimento.
  • Identificação das atividades que poderiam ser automatizadas, além de estimar o ROI dessa automatização.

Desafio

Um veículo de comunicação líder no Rio Grande do Sul entrou em contato com a EPR Consultoria com o intuito de otimizar os processos do seu setor de RH. Para tanto, torná-lo mais simples e desburocratizado.

Dessa forma, proporcionando clareza e rapidez no envio dos dados.

Solução

A equipe da EPR mapeou todos os 72 processos da empresa, divididos em 18 áreas. Com propósito de identificar onde poderiam ser feitas melhorias, para deixar o sistema mais simples e padrão.

O mapa dos processos, feito através de alinhamento com os interesses dos gestores do departamento de RH, possibilitou identificar as conexões entre atividades. Nesse sentido, a visão macro que a Gestão por Processos fornece foi essencial para reconhecer as tarefas que são necessárias e quais mostravam perdas, gargalos e burocratização desnecessária.

Resultado

mapas de processos feitos em alinhamento com gestores do RH
0
áreas do veículo analisadas
0

 

 

Foram detalhadas as etapas do mapeamento em forma de tabela, contendo os softwares utilizados em cada atividade. Além disso, foi  entregue o mapa do fluxo do processo no software Bizagi. Com isso, observamos pontos de ineficiência recorrentes do processo, e propostas melhorias para reduzir ou eliminar esses gargalos.

Do mesmo modo, visando garantir e aprimorar a gestão do conhecimento da empresa, a equipe EPR compilou todos os arquivos virtuais. Para tanto, em um DVD arquivou com detalhes de mapeamento e cronoanálise os entregáveis. Dessa forma, garantindo que os processos sejam facilmente entendidos por qualquer colaborador.

Por fim, as entregas da equipe EPR permitiu que a equipe do RH Online identificasse os processos e as atividades que poderiam ser automatizadas. Além disso, estimou-se o retorno sobre investimento (ROI) que haveria com essa automatização.