O projeto foi desenvolvido em uma loja de vinhos, espumantes e cervejas artesanais localizada no litoral gaúcho. Realizado em parceria com a Empresa Jr. ESPM, a empresa necessitava de um planejamento estratégico para o período de veraneio, uma vez que os negócios foram afetados pela pandemia de Covid-19.
O projeto foi dividido em 3 etapas: análise interna, análise externa e elaboração de estratégias. Na primeira etapa, foi elaborada a matriz SWOT da empresa a partir de diversas conversas com a cliente. Dessa forma, as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da marca foram avaliadas.
Na segunda etapa, realizou-se um estudo do mercado brasileiro de vinhos e espumantes pela plataforma Euromonitor, além de execução de uma pesquisa qualitativa com clientes e não clientes da loja.
Após finalizadas as análises iniciais, variáveis foram estudadas para posterior escolha das principais áreas a serem melhoradas. Assim, definiu-se as estratégias possíveis para a empresa. A partir disso, os objetivos e planos de ação foram criados por meio da metodologia OKR (Objectives and Key Results), com o intuito de melhorar o cenário da loja.
Na etapa final, todo o estudo e planejamento estratégico foi entregue ao cliente. Além de duas personas criadas a partir dos resultados obtidos com as entrevistas da pesquisa qualitativa, ou seja, um compilado com as percepções externas da loja.
Todos os entregáveis foram feitos para que a empresa aumentasse o seu número de clientes e o seu faturamento.
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