PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA LOJA DE VINHOS

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Realizar um planejamento estratégico para o período de veraneio na pandemia de Covid-19.
  • Adaptar o negócio a nova realidade do mercado, visando a sobrevivência da empresa e a captação de clientes a curto prazo.

Solução

  • Análise interna da empresa com elaboração de uma matriz SWOT.
  • Criação de análise externa junto com  estudo do mercado brasileiro de vinhos e espumantes.
  • Pesquisa qualitativa com clientes e não clientes da loja. 
  • Estudo e priorização das principais estratégias nas áreas a serem melhoradas.

Resultado

  • Análise quantitativa do mercado.
  • Estratégias e plano de ação.

Desafio

O projeto foi desenvolvido em uma loja de vinhos, espumantes e cervejas artesanais localizada no litoral gaúcho. Realizado em parceria com a Empresa Jr. ESPM, a empresa necessitava de um planejamento estratégico para o período de veraneio, uma vez que os negócios foram afetados pela pandemia de Covid-19. 

Solução

O projeto foi dividido em 3 etapas: análise interna, análise externa e elaboração de estratégias. Na primeira etapa, foi elaborada a matriz SWOT da empresa a partir de diversas conversas com a cliente. Dessa forma,  as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da marca foram avaliadas. 

Na segunda etapa, realizou-se um estudo do mercado brasileiro de vinhos e espumantes pela plataforma Euromonitor, além de execução de uma pesquisa qualitativa com clientes e não clientes da loja. 

Após finalizadas as análises iniciais, variáveis foram estudadas para posterior escolha das principais áreas a serem melhoradas. Assim, definiu-se as estratégias possíveis para a empresa. A partir disso, os objetivos e planos de ação foram criados por meio da metodologia OKR (Objectives and Key Results), com o intuito de melhorar o cenário da loja.

Resultado

Objetivos
0
Planos de Ação
1 1

Na etapa final, todo o estudo e planejamento estratégico foi entregue ao cliente. Além de duas personas criadas a partir dos resultados obtidos com as entrevistas da pesquisa qualitativa, ou seja, um compilado com as percepções externas da loja.

Todos os entregáveis foram feitos para que a empresa aumentasse o seu número de clientes e o seu faturamento.

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