4 DICAS PARA UM FLUXO DE CAIXA EFICIENTE

4 dicas para um fluxo de caixa eficiente

O fluxo de caixa inadequado é o maior motivo de falência das empresas. Iniciar com essa frase pode ser assustador, mas o objetivo é abrir os seus olhos para a importância dessa tarefa.

Também conhecida como fluxo de pagamentos, a ferramenta é essencial para estar por dentro das finanças do seu negócio.

Muitos empresários não possuem o domínio necessário do campo das finanças para começar a empreender. Ser especialista na área da atividade fim da sua empresa é primordial, mas não basta para que o negócio tenha sucesso.

É preciso ter noção básica de todas as áreas administrativas também. Ter real controle sobre o fluxo de caixa pode ser o que está faltando para a sua empresa ter resultados ainda melhores.

 

1 – Acompanhamento periódico

É indispensável que o controle do fluxo de caixa seja feito diariamente, evitando surpresas e agindo a partir dos números. Para isso, uma planilha bem organizada de Excel pode ser suficiente.

É importante categorizar os lançamentos conforme as necessidades da empresa. Isso facilita na hora de diferenciar pagamentos de recebimentos, pró-labore de remuneração dos funcionários, impostos, etc.

Pode acreditar, visualizando de forma clara a movimentação da empresa, é possível que você faça descobertas surpreendentes sobre custos e lucratividade dos negócios, o que vai propiciar decisões mais precisas e embasadas.


2 – Estoque girando a seu favor

Fluxo de caixa e gestão de estoque estão mais relacionados do que muitas pessoas imaginam. Com um fluxo de caixa corretamente monitorado, temos a visão global do que está entrando e saindo, inclusive no setor de estoque.

Assim, fica mais fácil, por exemplo, identificar os produtos mais procurados ou os que não estão tendo saída. Isso favorece uma tomada de decisão estratégica na hora de propor promoções, aumentar o preço de venda de um produto, negociar com fornecedores, etc.

 

3 – Faça um planejamento realista

Quando controlados e analisados, os números do fluxo de caixa vão projetar os caminhos possíveis para a sua empresa, basta usá-los da melhor forma.

Com um balanço completo, no médio e longo prazo, será possível identificar sazonalidades, influência de crises financeiras, entre outros fatores, que ajudarão a planejar melhor o futuro.

 

4 – A tecnologia é sua aliada

Sistemas de gestão automatizados (ERP) e aplicativos podem ser aliados do fluxo de caixa. Dependendo do tamanho da empresa, automatizar esse processo é a melhor maneira para controlá-lo, trazendo maior segurança e otimizando o tempo dedicado a esta tarefa.

 

Precisando de uma consultoria para melhor eficiência da sua gestão de estoques e previsão de demanda para ter um fluxo de caixa coerente? Entre em contato agora mesmo para solicitar uma proposta personalizada nesse link, ou nos contatos: (51) 3308 4421 | epr@eprconsultoria.com.br

EPR Consultoria