MATRIZ SWOT: O QUE É, QUANDO USAR E COMO FAZER PASSO A PASSO

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Quando um negócio precisa definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar as suas operações, é necessário avaliar todos os cenários antes de tirar a ideia do papel. Uma popular ferramenta de marketing ideal para cumprir essa função é a Matriz SWOT.

Neste artigo você vai compreender como funciona a Matriz SWOT, bem como seus elementos, sua importância e sua aplicação no planejamento estratégico de um negócios.

 

O que é matriz SWOT?

A matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão por processos, que proporciona um panorama geral de um negócio. Por meio desta, é possível identificar pontos fortes e fracos da empresa em questão, bem como situações de risco e oportunidades de mercado.

Nesse contexto, a matriz SWOT é muito utilizada para a realização do planejamento estratégico. Isso acontece, pois, a partir da compreensão da situação própria da empresa e do ambiente em que está inserida, a matriz auxilia a embasar decisões para um plano de ação. Assim sendo, a matriz SWOT direciona as ações de um negócio a fim de melhor posicioná-lo no mercado.

Mas afinal, qual o significado de SWOT? A sigla é composta por 4 palavras: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No português, a matriz também é conhecida por FOFA, sigla composta pelos elementos traduzidos.

 

Quais são os 4 elementos da matriz SWOT?

Como citado, a matriz SWOT é composta por 4 elementos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os dois primeiros tratam de questões internas da empresa, enquanto os dois últimos abordam aspectos do ambiente externo.

A seguir, serão apresentados cada um dos elementos mais detalhadamente.

 

Ambiente interno

Como já citado, no ambiente interno deve-se analisar as forças e fraquezas. Essa análise assiste na gestão de tudo que envolve a empresa, pois a partir do entendimento de seus pontos fortes e fracos, a empresa pode tomar as ações necessárias para manter ou corrigir suas atividades.

 

Forças

Os pontos fortes da Matriz SWOT são uma série de características que auxiliam no sucesso da empresa e que a destacam no mercado. Dessa forma, eles permitem compreender fatores como as vantagens competitivas da empresa. Portanto, isso faz com que os clientes optem por ela, seu nível de gestão e de qualificação dos colaboradores, entre outros.

 

Fraquezas

Os pontos fracos da Matriz tratam de questões internas que podem ser prejudiciais para o negócio, de maneira que possam ser repensados e melhorados. Assim, tal análise permite identificar aspectos como altos custos, equipe desmotivada, falta de padronização ou de organização, entre outros.

 

Ambiente externo

A compreensão do ambiente externo acontece a partir da análise das oportunidades e das ameaças do negócio. Tais análises abordam questões relacionadas à economia, à política, à legislação, entre outros.

Além disso, outros aspectos que se pode considerar como oportunidades e ameaças são os clientes, os fornecedores, os concorrentes e outras entidades relacionadas diretamente com a empresa

 

Oportunidades

As oportunidades podem ser compreendidas como as forças externas que impactam positivamente no negócio.

Nesse sentido, podem aparecer por mudanças no mercado, modismos, parcerias, ou qualquer outra situação que possa favorecer a empresa. Por ter caráter ocasional, é necessário que a empresa esteja preparada quando uma oportunidade surge.

 

Ameaças

As ameaças são o oposto das oportunidades: forças externas que impactam negativamente no negócio. Sendo assim, devem ser estudadas a fim de preparar a empresa para possíveis futuras adversidades, como escassez de matéria-prima, surgimento de concorrentes fortes, catástrofes naturais, entre outros.

 

Para que serve a matriz SWOT?

A matriz SWOT serve para realizar o planejamento estratégico da empresa e para tirar as ideias do papel. Assim, é uma ferramenta que auxilia a planejar e implementar um projeto com mais segurança, além de traçar estratégias com mais chances de sucesso.

Independentemente do projeto de aplicação, a matriz SWOT sempre auxilia na tomada de decisões. Isso ocorre porque a matriz indica todas as informações necessárias para o planejamento estratégico seguro ou até mesmo para entender a sua viabilidade.

De maneira geral, a matriz SWOT permite olhar para o ambiente interno e identificar forças e fraquezas, possibilitando reforçar ou melhorar aspectos do planejamento conforme a necessidade. Ao mesmo tempo, a ferramenta identifica questões importantes sobre o ambiente externo, analisando fatores que não podem ser controlados, mas que exigem preparação.

A análise das oportunidades serve para identificar situações benéficas para que a empresa possa aproveitá-las. Enquanto isso, a análise das ameaças auxilia a antecipar situações que possam prejudicar a empresa.

 

Qual a importância da matriz SWOT de uma empresa?

A matriz SWOT permite identificar forças e fraquezas internas, bem como mapear as situações de risco e de oportunidades no mercado, o que revela um panorama geral da empresa.

Nesse contexto, a partir da compreensão da situação própria da empresa e do ambiente em que se insere, pode-se analisar diversos aspectos, tais como a posição estratégica, a qualidade dos serviços e produtos, novas oportunidades, prioridades de ação, entre outros.

 

Quando usar a matriz SWOT?

Pode-se usar a matriz SWOT para explorar novos empreendimentos, produtos, aquisições ou fusões. Também pode auxiliar empresas que desejam iniciar novos projetos, novos investimentos ou até mesmo compreender seus concorrentes. Ademais, a matriz SWOT pode ser útil para empresas sem fins lucrativos para alocar verbas, doações e financiamento.

Dessa forma, é uma ferramenta de análise flexível que pode ter aplicação em uma variedade de situações de negócios relacionadas a qualquer aspecto que exige um planejamento.

 

Matriz SWOT: como fazer?

A matriz SWOT deve ser objetiva, para proporcionar uma visualização rápida de todas as informações que você precisa.

Para começar, é possível realizar um brainstorming para identificar cada um dos 4 elementos, que pode ser guiado por algumas perguntas, como as dos exemplos que seguem:

Forças:

  • Quais são as minhas melhores atividades?
  • Qual é a minha maior vantagem competitiva?
  • O quão satisfeitos meus clientes estão?

Fraquezas:

  • Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim?
  • Qual atividade mais me traz custos?
  • Por que meus clientes não estão engajados?

Oportunidades:

  • De que forma eu posso aproveitar as mudanças no mercado?
  • Que tipo de parceria satisfaria o meu cliente no momento?

Ameaças:

  • Que problemas futuros poderiam vir a me prejudicar?
  • A empresa está preparada para lidar com adversidades que possam surgir?

Uma vez compreendidos os 4 elementos SWOT, basta colocá-los na matriz. Nos quadrantes superiores ficam os fatores internos, as forças e as fraquezas. Já nos quadrantes inferiores ficam as análises externas, as oportunidades e as ameaças. Além disso, os fatores positivos (forças e oportunidades) devem ser posicionados à esquerda e os pontos negativos (fraquezas e ameaças) à direita.

Dessa forma, fica fácil visualizar os elementos a se analisar e fazer cruzamentos entre eles, a fim de transformar as informações em estratégias.

 

Matriz SWOT: exemplo

Na matriz SWOT abaixo, aparecem os 4 elementos que a compõem. A partir do cruzamento desses, a empresa pode compreender a relação entre os fatores positivos e os negativos, bem como questões do ambiente interno e externo. Finalmente, com esse entendimento claro, pode-se criar um planejamento estratégico eficiente com altas chances de sucesso.

 

Exemplo de Matriz Swot

 

3 dicas para utilizar a sua matriz SWOT

Separamos algumas dicas para auxiliá-lo a realizar a sua matriz SWOT.

  1. Tenha o objetivo da análise definido e claro antes de iniciar.
  2. Evite parcialidade nas análises reunindo uma equipe para realizá-la.
  3. Vá de mente aberta para que consiga ter insights promissores.

 

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