O Uso de Simulações no Apoio à Tomada de Decisões de uma Siderúrgica

PCP
RESUMO

Desafio

  • Entender a linha produtiva da siderúrgica, alterada devido a transformações em seus recursos, causando mudanças na sua capacidade produtiva

 

  • Elaborar uma solução para definir a capacidade produtiva abrangendo as mudanças do processo

Solução

  • Criação de uma ferramenta que possibilita estimar a capacidade produtiva da siderúrgica de acordo com cada alteração feita no processo
 
  • Simulação em tempo real das mudanças desejadas

Resultado

  • Simulação com 92% de acurácia

 

  • Possibilitou ao cliente fazer decisões estratégicas com mais insumos

Desafio

Uma indústria siderúrgica se encontrava em um cenário de oscilações no mercado. Em meio a isso, estava sofrendo alterações em seus recursos: na baixa, as linhas deixaram de funcionar com toda sua capacidade produtiva, fazendo com que a empresa decidisse operar com as linhas alternadamente e compartilhando um único forno.

 

Com o reaquecimento do mercado, a capacidade produtiva do processo operando dessa forma já não atendia mais a demanda, fazendo com que a empresa não soubesse qual a forma economicamente viável de reajustar o processo.

Mockup do Case

Solução

Para a resolução desse problema a longo prazo, e não apenas de forma situacional, a EPR Consultoria criou uma ferramenta na qual é possível o cliente estimar sua capacidade produtiva de acordo com cada alteração feita no funcionamento do processo: uma solução que simula em tempo real as mudanças desejadas.

A ferramenta usada para modelagem foi o ProModel, devido aos recursos que o software oferece, mas a dificuldade de utilizá-lo sem um treinamento prévio fez com que a equipe do projeto optasse por criar uma ferramenta em Excel que fornece inputs para as simulações, tornando assim a solução userfriendly.

Soluções utilizadas:

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

de acurácia nas simulações
0 %
simulações de processos já prontos
0

A simulação desenvolvida pela EPR apresentou uma acurácia de 92%, permitindo ao cliente fazer decisões estratégicas com mais insumos. Além disso, o cliente não obteve apenas informações para a situação atual da empresa frente ao mercado, mas o projeto também tornou possível que essa ferramenta fosse usada de acordo com toda nova realidade de mercado e de firma.

 

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!

URL List