IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO

Tempo de Leitura: 3 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

a importância de um planejamento da produção eficiente

Você sabe a importância de um planejamento de produção para os melhores resultados do seu negócio?

Como empreendedor, você sabe como uma gestão eficiente de uma empresa e dos seus setores, possui a capacidade de evitar que as armadilhas do desperdício de recursos e do investimento em processos ineficientes comprometam a cadeia de valor da sua produção.

Porém, você sabe quais são os elementos mais importantes para uma gestão eficiente na Produção e o que é necessário para implementá-la no âmbito da sua empresa?

Nesta postagem, nós falaremos sobre a importância de um planejamento de produção, a etapa de organização formal da sua demanda, que pode se transformar em um prognóstico confiável sobre o cenário de vendas e eficiência de sua empresa.

Qual é a importância de um planejamento de produção?

O planejamento de produção é um método de gestão usado para equalizar os suprimentos à demanda de um negócio. Sua finalidade é garantir mais previsibilidade para que uma empresa consiga adequar a sua capacidade produtivas às oscilações de cenários futuros.

Em um cenário de instabilidade econômica e tendências de consumo que mudam a todo o tempo com o acesso à informação, a importância de um planejamento de produção cresce para que os negócios não fiquem expostos aos riscos e aproveitem oportunidades de venda.

Principais benefícios do Planejamento de Produção

Quando uma empresa executa o Planejamento de Produção, a sua gestão possui maior capacidade preditiva de cenários de demanda. Dessa forma, sua organização conseguirá prever a demanda futura, sabendo as tendências do seu mercado com antecedência.

A compreensão prévia de seu público-alvo nos leva a um segundo ponto, a valorização interna de sua empresa. O processo esclarecerá aos seus colaboradores, a importância de sua função, como o seu setor contribui para o resultado do negócio e quais entregas são necessárias para que a produção seja eficiente e pontual.

Além disso, o benefício que mais reflete a importância de um Planejamento de Produção, é a redução do desperdício. O levantamento executado permitirá que a sua empresa contrate apenas os insumos necessários para fabricar, reduzindo os estoques.

Etapas do Planejamento de Produção

Muitos gestores pensam que a execução de um planejamento de produção é complexa. De fato, é preciso uma série de definições antes de estabelecer o seu plano de expectativas. O primeiro passo, é estabelecer o seu tempo em relação ao evento futuro: o seu planejamento será de curto ou longo prazo?

Os planejamentos de produção de curto prazo são restritos, ideais para acontecimentos próximos. Em outra mão, àqueles de longo prazo, contam com um previsões de demanda agregadas e definições em termos financeiros mais precisas, sendo ideais para projetos de grande porte.

Para construir cenários de previsão de demanda, são usadas duas ferramentas básicas:

  • Abordagem qualitativa, usando entrevistas para abordar a audiência e saber a suas expectativas sobre o mercado;
  • Abordagem quantitativa, através de levantamentos de períodos de vendas passados das próprias empresas e projetar as suas expectativas;

Com os dados em mãos, chegamos a etapa final de planejamento do volume de produção. Nesta etapa, a gestão determinará qual será a capacidade produtiva da empresa, a partir da avaliação de sua mão de obra, maquinário instalado, quantidade de matéria-prima e capital para investir.

No entanto, é muito importante que um bom planejamento de produção só será efetivo após um projeto de produção coerente com a estratégia da sua empresa.

Conclusão

Na postagem de hoje, nós destrinchamos os detalhes do Planejamento de Produção e você descobriu os seus benefícios no melhoramento da capacidade produtiva de uma empresa.

É importante lembrar que, para alcançar resultados melhores e de longo prazo na produção, somente um projeto amplo – como o Planejamento e Controle da Produção (PCP) -, ajudará os seus decisores a contar com um panorama completo sobre o estado da sua produção.

Neste momento, você precisará de uma consultoria, para determinar as melhores soluções de Engenharia de Produção para o sucesso do seu negócio. Se você quer saber mais sobre planejamento de produção e como implementar na sua empresa e garantir os melhores resultados, entre em contato com a EPR!

URL List

voltar ao topo

Saiba mais