Uma indústria siderúrgica se encontrava em um cenário de oscilações no mercado. Em meio a isso, estava sofrendo alterações em seus recursos: na baixa, as linhas deixaram de funcionar com toda sua capacidade produtiva, fazendo com que a empresa decidisse operar com as linhas alternadamente e compartilhando um único forno.
Com o reaquecimento do mercado, a capacidade produtiva do processo operando dessa forma já não atendia mais a demanda, fazendo com que a empresa não soubesse qual a forma economicamente viável de reajustar o processo.
Para a resolução desse problema a longo prazo, e não apenas de forma situacional, a EPR Consultoria criou uma ferramenta na qual é possível o cliente estimar sua capacidade produtiva de acordo com cada alteração feita no funcionamento do processo: uma solução que simula em tempo real as mudanças desejadas.
A ferramenta usada para modelagem foi o ProModel, devido aos recursos que o software oferece, mas a dificuldade de utilizá-lo sem um treinamento prévio fez com que a equipe do projeto optasse por criar uma ferramenta em Excel que fornece inputs para as simulações, tornando assim a solução userfriendly.
O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.
A simulação desenvolvida pela EPR apresentou uma acurácia de 92%, permitindo ao cliente fazer decisões estratégicas com mais insumos. Além disso, o cliente não obteve apenas informações para a situação atual da empresa frente ao mercado, mas o projeto também tornou possível que essa ferramenta fosse usada de acordo com toda nova realidade de mercado e de firma.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!