Melhoria do layout e do tempo de carregamento dos caminhões

ANÁLISE DE LAYOUT
RESUMO

Desafio

  • Otimizar a capacidade de carregamento dos caminhões em uma empresa de siderurgia.
  • Melhoria contínua: otimizar o layout de estoque de uma planta de cinco mil metros quadrados sem aumentar o número de colaboradores.

Solução

  • Mapeamento dos processos da empresa para entender as operações principais.
  • Implementação de duas melhorias: reconfiguração otimizada do carregamento e novo layout para o estoque.
  • Utilização de priorização ABC e diagramas de espaguete para análise dos fluxos de produtos.

Resultado

  • Redução da movimentação da ponte em 34,1%, movimentação do colaborador em 41,3% e o tempo total de operação em 22,9%.
  • Aumento de 19,3% da capacidade mensal de carregamento e redução de um colaborador por turno.

Desafio

Uma grande empresa siderúrgica contratou a EPR Consultoria para um projeto de melhoria contínua porque queria aumentar o espaço para carregamento dentro de seus caminhões, assim como melhorar a planta do seu estoque de 5 mil metros quadrados. 

Portanto, o objetivo do projeto era otimizar a capacidade de carregamento dos caminhões da empresa e otimizar o layout do seu estoque. Assim, não seria necessário aumentar o número de colaboradores. Além disso, o projeto também visava a proposição de cenários futuros que otimizassem os processos produtivos e de armazenamento dos produtos.

Solução

Inicialmente, os processos da empresa foram mapeados para compreender o funcionamento das operações principais. A equipe analisou como os processos ocorriam e,  com conversas com colaboradores, mapeou de forma detalhada as atividades que ocorriam no carregamento e estoque.

Assim, foram percebidas duas ações de melhoria contínua  que poderiam ser implementadas: a reconfiguração do carregamento de forma otimizada e um novo layout para o estoque.  

A partir disso, a nova planta do estoque de forma simplificada foi elaborada, utilizando-se dos mapeamentos elaborados anteriormente e as melhorias percebidas pela equipe durante o desenvolvimento do projeto.  

Em seguida, foi realizada uma priorização ABC e, a partir de diagramas de espaguete, uma análise dos fluxos de produtos.

Resultado

de redução nas movimentações de produtos​
0 %
de redução na movimentação do colaborador
0 %
de aumento na capacidade mensal de carregamento
0 %

 

 

Com os novos locais definidos para os produtos, permitiu-se a redução da movimentação da ponte em 34,1%, a movimentação do colaborador em 41,3% e o tempo total de operação em 22,9%. 

Além disso, foi percebido por meio da coleta e análise de fluxos e tempos, uma grande ociosidade dos colaboradores. Ociosidade essa, devida a movimentação dos mesmos e paradas nos fluxos das atividades.

A partir da otimização dos fluxos de trabalho e movimentações, e da implementação do novo layout, foi possível propor um aumento de 19,3% da capacidade mensal de carregamento, com a redução de um colaborador por turno.

Este projeto de melhoria contínua demonstrou como a aplicação de estratégias inovadoras e análise detalhada pode levar a melhorias significativas na eficiência operacional. 

A otimização do layout do estoque e a redução do tempo de carregamento dos caminhões resultaram em ganhos notáveis de produtividade e redução de custos para a empresa siderúrgica. 

Através desta iniciativa, aprendemos a importância de uma análise minuciosa dos processos e a adaptabilidade na implementação de soluções customizadas.