ESTUDO E IDENTIFICAÇÃO DE MELHORIAS

ANÁLISE DE LAYOUT
RESUMO

Desafio

  • Identificar e minimizar perdas na empresa de embalagens através de um estudo de layout.
  • Propor cenários futuros que otimizem os processos produtivos e de armazenamento.

Solução

  • Realização de uma análise ABC para entender as diferentes famílias de produtos e posterior mapeamento das máquinas e produtos envolvidos nos processos produtivos.
  • Desenvolvimento de Diagramas de Espaguete para representar as movimentações na fábrica no layout atual e proposição de 3 cenários futuros visando a otimização dos processos.

Resultado

  • Redução de 32,2% na movimentação de produtos e aumento de 31% da capacidade de armazenagem em um dos setores.
  • Identificação de uma das grandes causas dos altos níveis de estoque na fábrica através da análise das compras de matéria-prima.

Desafio

A EPR Consultoria foi contratada por uma grande empresa do ramo de embalagens em Santa Catarina para conduzir uma análise de layout. O objetivo principal era diminuir as perdas, que ocorriam por excesso de movimentação de colaboradores e materiais.

Além disso, o projeto também visava a proposição de cenários futuros que otimizassem os processos produtivos e de armazenamento dos produtos.

 

Solução

Mockups-1

Foi realizada uma análise de curva ABC das diversas categorias de produtos da empresa, utilizando dados históricos fornecidos e realizando uma visita presencial ao local do projeto.

Após a conclusão da análise, a equipe do projeto concentrou seus esforços na fábrica, onde aprofundou seu entendimento dos processos e mapeou as máquinas e categorias de produtos envolvidos nos processos.

Com a coleta abrangente de dados relacionados às categorias de produtos, maquinário e processos, foi possível criar Diagramas de Espaguete que detalharam as movimentações na fábrica no layout atual. Além disso, foi apresentada a proposição de três cenários futuros que visavam a otimização dos processos.

Resultado

0 %
de redução nas movimentações de produtos​
0 %
de aumento na capacidade de armazenamento

 

 

Com base nos Diagramas de Espaguete elaborados, que mapearam as movimentações existentes no local, e na curva ABC de priorização dos produtos, foi possível propor 3 cenários otimizados diferentes e identificar diversas oportunidades de melhoria.

Com a aplicação das melhorias sugeridas, ocorreu uma notável redução de 32,2% na movimentação de produtos e aumento de 31% na capacidade de armazenagem.

Adicionalmente, a equipe identificou uma das principais causas dos altos níveis de estoque na fábrica por meio de uma análise detalhada das compras de matéria-prima.

Esses resultados refletem diretamente no aprimoramento da eficiência operacional, reduzindo custos e promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos.

 

URL List