MAPA DE PROCESSOS E MELHORIAS EM ASSOCIAÇÃO NACIONAL

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Identificar e mapear os processos exercidos por cada colaborador

 

  • Propor melhorias a fim de facilitar o trabalho dos colaboradores e agilizar as tarefas.

Solução

  • Mapeamento do processo atual.

 

  • Identificação de melhorias ao longo dos processos.

Resultado

  • Mapas envolvendo todas as áreas da empresa.

 

  • Caderno com melhorias relacionadas aos processos e atividades estudadas.


Desafio

A EPR Consultoria foi contratada por uma grande instituição sem fins lucrativos, criada com o propósito de atuar como um fórum especializado para discussão da pesquisa e ensino em transportes no Brasil. A finalidade era objetivar os processos e centralizar as informações e tornar o trabalho mais eficiente.

O objetivo da EPR foi identificar e mapear os processos realizados pelos colaboradores. Assim, foi feito um mapeamento atual das funções de cada colaborador e, também, a análise de possíveis melhorias nos fluxos de processos, pessoas e documentos.

Mapeamento de Processos

Solução

Inicialmente a equipe se familiarizou com os colaboradores e com o funcionamento da empresa. Isso ocorreu através de reuniões de alinhamento, entendimento dos macroprocessos e análise dos documentos recebidos. 

Em sequência, foi realizada a análise do fluxo dos processos existentes realizados por cada colaborador. A partir disso foi iniciado o mapeamento destrinchado dos processos, dividido em 3 macroprocessos, através do software Lucidchart. Foi construído uma ferramenta adaptada chamada Sipoc, a qual resume as entradas e saídas compiladas em uma tabela.

Por fim, foi criado um caderno com um compilado de propostas de melhorias analisadas ao longo de entrevistas durante o projeto. Contendo nele problemas identificados e possíveis soluções que, se implementadas, trarão resultados positivos para a associação.

Resultado

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Mapas de Processos
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Melhorias de diferentes setores

A equipe do projeto apresentou diferentes problemas com sugestões de melhorias divididas em quatro pilares fundamentais. Explicando quais os impactos negativos que essa atividade exerce e mostrando o porquê e como este problema deveria ser resolvido. Trazendo também o impacto que essa melhoria traria para a associação, juntamente com a viabilidade de sanar este problema.

Foram entregues 32 mapas envolvendo todas áreas da associação, desde a área científica até a parte administrativa, contendo todas as atividades detalhadas dentro dos fluxos realizados.

Além disso, foi elaborado um caderno com 17 melhorias relacionadas aos processos e atividades estudadas. Tais melhorias seguiram uma metodologia de classificação em impacto e em viabilidade, de fácil entendimento e aplicação para o cliente.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!

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