MAPEAMENTO DE PROCESSOS DO SETOR DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Mapeamento de processos de relacionamento com clientes;
  • Estruturação com base nas etapas do PDCA, visando melhoria contínua.

Solução

  • Gestão por processos – estudo das etapas do processo; 
  • Identificação de ociosidades e tempo gasto de forma desnecessária;
  • Mapeamento esquematizado – visualização dos problemas.

Resultado

  • Relacionamento com cliente otimizado;
  • Redução no custo de produção.

Desafio

Uma grande fabricante de elevadores procurou a EPR com o objetivo de mapear os processos do setor de relacionamento com o cliente, procurando otimizar o setor. A equipe da EPR mapeou operações como cadastro de materiais,geração de orçamento e emissão de notas fiscais, com o objetivo de encontrar oportunidades de melhoria. O projeto foi estruturado com base nas etapas do PDCA, visando melhoria contínua:

P (plan) – Planejar – análise do cenário atual e a elaboração de planos de ação;

D (do) – Fazer – os planos de ação foram implementados;

C (check) – Checar – atuou-se na medição dos resultados

A (act) – Agir – atuou-se na manutenção dos resultados.

 

Solução

Por meio da gestão de processos, a equipe da EPR realizou um mapeamento completo de todas as etapas do processo, identificando problemas relacionados a ociosidade e tempo gasto de forma desnecessária em certos setores. 

Dessa forma, foi elaborado um mapeamento esquematizado, de forma visual, a fim de tornar mais visíveis os problemas dos setores, e em quais momentos teriam oportunidades de melhoria.

 

Resultado

solução para o setor de relacionamento com o cliente
0
solução para redução de custos
0

 

 

Após a implementação das melhorias, foi notável a otimização em 2 aspectos principais: o relacionamento com o cliente e o custo de produção.

O cliente recebeu diversas indicações de como agilizar os processos e reduzir perdas relacionadas ao custo de produção, otimizando o excesso de tempo gasto em setores secundários.