Análise de Capacidade do Fluxo de Operação no Setor da Moda

PCP
RESUMO

Desafio

  • Mensurar tempo e recursos necessários para descarregamento e distribuição de mercadorias da loja

  • Entender a origem de sobrecarga nos colaboradores, identificando gargalos e melhorias para o setor

Solução

  • Estudo de cronoanálise e simulação de cenários para análise de dados coletados

  • Desenvolvimento de ferramentas para cálculo e projeção de recursos, visando a otimização das etapas do processo produtivo

Resultado

  • Ferramenta de 87% de precisão e replicabilidade para 73 lojas da rede

  • Eficiência na aplicação dos recursos, diminuindo custos, tempo, e garantindo uma demanda justa para os colaboradores da empresa

Desafio

Uma grande rede varejista de moda, com atuação nacional, procurou a EPR Consultoria para entender qual era a capacidade produtiva no setor operacional da empresa. Na época, um dos seus principais desafios era mensurar o tempo e os recursos necessários (sejam recursos humanos ou não humanos) para fazer o descarregamento e distribuir as mercadorias entre o estoque, expedição e área da loja.

Outra dificuldade da rede era que os seus colaboradores muitas vezes eram sobrecarregados, pois a demanda só levava em consideração o faturamento da loja. Dessa forma, o principal objetivo do projeto era criar uma ferramenta customizada, com a finalidade de dimensionar capacidades, tornando possível identificar gargalos e melhorias no setor, e que poderia ser utilizada amplamente em todas as unidades da rede.

Mockup do Case

Solução

A análise de capacidade de três processos: recebimento, remarcação e transferência, foi realizada através de um estudo detalhado de processos, construído a partir de pesquisas qualitativas e quantitativas com o apoio dos colaboradores.

Através da cronometragem, em um estudo de cronoanálise, e da análise dos tempos coletados, foi possível elaborar diferentes cenários, que englobam múltiplas variáveis acerca dos processos estudados. Esses cenários possibilitaram um melhor entendimento dos processos da empresa e identificaram os aspectos que poderiam ser aprimorados e otimizados.

Dessa maneira, foram desenvolvidas três ferramentas que simulavam os processos com todas as suas possíveis variáveis e calculava a capacidade produtiva, além de informar o tempo desprendido em cada etapa, os recursos necessários e a melhor combinação junto aos recursos disponíveis.

Soluções utilizadas:

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

0 %
de precisão nas 3 ferramentas desenvolvidas
0
lojas impactadas pelo uso das ferramentas

A EPR conseguiu entregar uma ferramenta com precisão de 87%, independente da loja que iria utilizar a mesma, garantindo que fosse possível a utilização dessa ferramenta em todas as lojas da rede.

Hoje, 1/3 de toda a rede de lojas utiliza a solução desenvolvida pela EPR: são 73 lojas espalhadas pelo Brasil que utilizam a ferramenta para mensurar melhor seus recursos, diminuindo custos, tempo, e garantindo uma demanda justa para os colaboradores da empresa.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!